Folha Regional On line

Notícias EDUCAÇÃO

Obras do Centro de Educação Profissional de Ibiporã está devagar, quase parando

Retomada após um longo período de paralisação,  cerca de seis anos há sinais de que possa parar de novo

Obras do Centro de Educação Profissional de Ibiporã está devagar, quase parando
AEN/Fundepar
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

    O Governo do Paraná  que acerca de um ano retomou as obras do Centro Estadual de Educação Profissional de Ibiporã  (CEEP-Ibiporã), na Região Norte da cidade, saída para estrada do Barreirão, está devagar quase parando. Pouco foi executado desde a retomada da obra, que mantém em seu pátio, um número reduzido de funcionários, diferente de quando retomou a obra prometida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que visitou o local em setembro do ano passado.
   Na oportunidade, até deputado veio desfilar por aqui, fazendo média com o governador e puxando o saco do prefeito para garantir votos.           Nossa reportagem recebeu uma denúncia de que a empresa responsável pela obra, estaria dando aviso prévio para os poucos funcionários que ainda permanecem por lá, mas o fato ainda não foi confirmado pela Fundepar, consultado pela nossa reportagem e sem resposta até o fechamento desta matéria.

   
    Além do que já foi investido acerca de 10 anos, quando a obra foi iniciada na gestão do atual prefeito, José Maria, o centro de educação estava abandonado desde o fim de 2014 em função das investigações da Operação Quadro Negro, que apurava irregularidades em construções de escolas. Vale lembrar que a gestão José Maria também esteve envolvida no Caso CIAP, que desviou mais de R$ 300 milhões (trezentos milhões) dos cofres públicos por conta de contratos irregulares, (https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/justica-determina-bloqueio-de-bens-de-prefeito-e-secretarios-de-ibipora-0a5nggr8y50d2xfac7fll7vbi/) o que motivou a justiça a pedir bloqueio de bens do prefeito, da vice Sandra Moya e de seus secretários, Jaime Lyno, Carlos Henrique Frederico e Lourdes Aparecida Narcizo.
     Desta feita, o governo acenou com investimentos de mais de R$ 7 milhões nesta nova fase que não anda, cuja obra era prevista para ser entregue no ano passado. Aquela conversa de que “Educação é prioridade e trabalhamos para fazer do Paraná o estado com a melhor educação do Brasil”,  parece que foi só balela de Ratinho Junior. E Ibiporã não é o único.  São pelo menos mais cinco obras da educação pelo Paraná capengando em como Cornélio Procópio, Campo Largo, Ponta Grossa, Campina Grande do Sul e Coronel Vivida. 
     As duas últimas em fase de conclusão, conforme consta no painel de obras da Fundepar. E segue o discurso do governador em ano eleitoral. “O Paraná não admite obra inacabada, ainda mais obra inacabada por motivo de corrupção. Essa escola agora será entregue para os estudantes, professores, familiares, para a comunidade do Norte do Paraná”, afirmou. Só que não! Pelo menos, até agora...
     Cerca de 1200 alunos que pretendiam utilizar-se das ofertas de vagas prometidas para os cursos de Eletrônica, Manutenção Automotiva, Edificações, Segurança do Trabalho e Química pelo jeito, vão continuar sonhando, olhando no espelho e se imaginando com um nariz de palhaço!
      Vizinhos temem que com a possível paralização da obra, voltarão a ter problemas com bagunça, som alto, gente tomando bebida, etc o que incomoda.  E como já bem frizou o morador Fábio Foschiani Sawada, “sem contar que a paralisação significa dinheiro público desperdiçado”. Na paralização anterior, muita coisa foi roubada da obra (o mesmo aconteceu na escola Ulysses Guimarães, outra novela sem inauguração).  Os 1,4 mil empregos diretos prometidos para a conclusão das obras, na educação é outra dúvida que não quer calar. Mas a resposta já deve estar na ponta da língua. A pandemia de Covid-19.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno/AEN/Fundepar
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )