website page view counter

Folha Regional Online

Sabado, 15 de Novembro de 2025
laboratório
laboratório

Local

Ministério Público abre procedimento para investigar dois casos envolvendo saúde pública, crianças e adolescentes

Em ambas as situações até apuração dos fatos, as promotorias mantém os casos sob “segredo de justiça”

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Ministério Público abre procedimento para investigar dois casos envolvendo saúde pública, crianças e adolescentes
📸Sede do Poder Judiciário de Ibiporã
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    O Ministério Público do Estado do Paraná representado em Ibiporã por duas promotorias distintas, instauraram dois procedimentos administrativos com vistas a apurar representação envolvendo Saúde Pública e também voltado à Criança e Adolescente. O primeiro deles no último dia 26 (segunda-feira) partiu do Promotor José Paulo Montesimo Gomes da Silva atendendo representação particular, com assunto relacionado à Saúde Pública e responsáveis a ser apurado. O segundo partiu do Promotor Rogério Barco de Toledo na última terça-feira (27),  cujo assunto está relacionado à Criança e Adolescente.

  Nos dois casos, ambas as promotorias decretaram “segredo de justiça”.  O segredo de justiça, em processos penais, é um trâmite natural e uma ferramenta que impõem exceção à publicidade visando proteger a intimidade das partes, a segurança de supostas vítimas e testemunhas, ou garantir o bom andamento das investigações. Em processos criminais, as promotorias, como parte do Ministério Público, podem solicitar o segredo de justiça, especialmente em casos que envolvam vítimas vulneráveis, como crianças e adolescentes, ou quando há risco de intimidação ou perseguição.

   É uma medida que restringe a divulgação de informações pela imprensa, sobre um processo judicial a pessoas que não sejam as partes envolvidas, seus advogados, o Ministério Público, o juiz e servidores autorizados.  Ele protege a intimidade das pessoas envolvidas, evita a divulgação de informações que poderiam prejudicar o andamento das investigações, e garante a segurança de vítimas e testemunhas.

Publicidade

Leia Também:

  Vale considerar que o segredo de justiça em alguns casos podem ser revogado pelo juiz quando não houver mais motivos para sua manutenção, ou seja, quando o interesse público da sociedade se sobrepõe ao interesse particular das partes e o trabalho do judiciário ganha com isso, cada vez mais a confiança da população.  Em muitos casos, a população não toma conhecimento, mas a justiça nos bastidores está fazendo seu papel.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )