Houve de tudo: a consistência de Hamilton, a tentativa de Verstappen de reduzir a vantagem do piloto inglês depois da segunda parada, uma batida que mudou tudo. E uma disputa mano a mano na última volta, com direito a ultrapassagem.
O holandês, da equipe Red Bull, saiu na pole position, mas logo foi ultrapassado por Hamilton, da Mercedes, que foi ganhando vantagem. Com 13 voltas, o inglês já tinha cinco segundos de diferença à frente.
Depois que Verstappen parou pela segunda vez, começou a diminuir a diferença em relação a Hamilton, volta a volta, para delírio e apreensão dos torcedores. Ficou a impressão de que o holandês poderia levar seu primero título. Mas Hamilton foi administrando a liderança. Parecia que levaria, com algum aperto, mas sem maiores dificuldades.
Faltando quatro voltas para o final, tudo mudou. Nicholas Lafiti bateu e o safety car foi acionado. A últma volta foi liberada, Hamilton e Verstappen saíram juntos. E entao Verstappen, com pneus novos, venceu. Ele só precisou liderar uma volta.
Antes da prova Verstappen era cotado entre os próprios pilotos como favorito. O site oficial da Fórmula 1 fez uma enquete com 11 pilotos que não estavam na disputado do título. Cinco deles apontaram Verstappen como favorito. Outros cinco não quiseram emitir opinião ou se mostraram indecisos.
Apenas o inglês George Russelll, da Williams, apostou em Hamilton, que será seu parceiro de equipe no ano que vem.
Disputa mais acirrada em meio século
Foi a final mais acirrada dos últimos 47 anos da Fórmula 1. Ou seria de todos os tempos? Hamilton e Verstappen iniciaram a corrida empatados com 369,5 pontos. A única vez que isso havia acontecido foi em 1974, há quase meio século, quando Emerson Fittipaldi e Clay Regazzoni chegaram empatados em pontos no GP dos Estados Unidos.
Na ocasião, Fittipaldi levou a melhor e saiu do circuito como bicampeão mundial. Desta vez, Hamilton, um fã declarado do brasileiro Ayrton Senna, foi o vencedor.
Até hoje de manhã, Hamilton exibia a fantástica marca de maior número de vitórias (103), pole positions (103) e pódios (181). Com 287 GPs disputados, havia vencido 35,89% de todas as provas que disputou na categoria, à frente das maiores lendas da categoria.
Em Abu Dhabi, Verstappen foi melhor nos treinos classificatórios. Mas por muito pouco. A ponta foi decidida por apenas 0s371. Se houvesse uma colisão e os dois tivessem saído da prova, a vantagem seria do holandês, que tinha uma vitória a mais a temporada.
A decisão da prova aconteceu por uma estratégia de pneus. Verstappen optou por pneus macios, mais velozes, porém menos resistentes. Hamilton correu com pneus médios, com maior tempo de duração.
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