website page view counter

Folha Regional Online

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
laboratório
laboratório

Esportes

Max Verstappen conquista primeiro título na Fórmula 1

O piloto holandês derrotou Lewis Hamilton na decisão mais acirrada da categoria dos últimos 47 anos. Ou seria de todos os tempos?

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Max Verstappen conquista primeiro título na Fórmula 1
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
 

Houve de tudo: a consistência de Hamilton, a tentativa de Verstappen de reduzir a vantagem do piloto inglês depois da segunda parada, uma batida que mudou tudo. E uma disputa mano a mano na última volta, com direito a ultrapassagem.

O holandês, da equipe Red Bull, saiu na pole position, mas logo foi ultrapassado por Hamilton, da Mercedes, que foi ganhando vantagem. Com 13 voltas, o inglês já tinha cinco segundos de diferença à frente.

Publicidade

Leia Também:

Depois que Verstappen parou pela segunda vez, começou a diminuir a diferença em relação a Hamilton, volta a volta, para delírio e apreensão dos torcedores. Ficou a impressão de que o holandês poderia levar seu primero título. Mas Hamilton foi administrando a liderança. Parecia que levaria, com algum aperto, mas sem maiores dificuldades.

Faltando quatro voltas para o final, tudo mudou. Nicholas Lafiti bateu e o safety car foi acionado. A últma volta foi liberada, Hamilton e Verstappen saíram juntos. E entao Verstappen, com pneus novos, venceu. Ele só precisou liderar uma volta.

Antes da prova Verstappen era cotado entre os próprios pilotos como favorito. O site oficial da Fórmula 1 fez uma enquete com 11 pilotos que não estavam na disputado do título. Cinco deles apontaram Verstappen como favorito. Outros cinco não quiseram emitir opinião ou se mostraram indecisos.

Apenas o inglês George Russelll, da Williams, apostou em Hamilton, que será seu parceiro de equipe no ano que vem.

Disputa mais acirrada em meio século

Foi a final mais acirrada dos últimos 47 anos da Fórmula 1. Ou seria de todos os tempos? Hamilton e Verstappen iniciaram a corrida empatados com 369,5 pontos. A única vez que isso havia acontecido foi em 1974, há quase meio século, quando Emerson Fittipaldi e Clay Regazzoni chegaram empatados em pontos no GP dos Estados Unidos.

Na ocasião, Fittipaldi levou a melhor e saiu do circuito como bicampeão mundial. Desta vez, Hamilton, um fã declarado do brasileiro Ayrton Senna, foi o vencedor.

Até hoje de manhã, Hamilton exibia a fantástica marca de maior número de vitórias (103), pole positions (103) e pódios (181). Com 287 GPs disputados, havia vencido 35,89% de todas as provas que disputou na categoria, à frente das maiores lendas da categoria.

Em Abu Dhabi, Verstappen foi melhor nos treinos classificatórios. Mas por muito pouco. A ponta foi decidida por apenas 0s371. Se houvesse uma colisão e os dois tivessem saído da prova, a vantagem seria do holandês, que tinha uma vitória a mais a temporada.

A decisão da prova aconteceu por uma estratégia de pneus. Verstappen optou por pneus macios, mais velozes, porém menos resistentes. Hamilton correu com pneus médios, com maior tempo de duração.

FONTE/CRÉDITOS: https://exame.com/
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!