O Ibiporã Futsal retomou ontem o Campeonato Paranaense série bronze da categoria em sua segunda fase, jogando fora de casa e mais uma vez apresentando um futebol dinâmico, com muita garra, e a criatividade no ataque que o colocou na ponta da tabela na primeira fase. A equipe manteve seu desempenho, apesar dos jogos difíceis fora de casa como na noite de ontem, na chamada "capital do turismo da terceira idade", enfrentando o Astorga Futsal.
A partida foi um confronto importante na busca pela classificação na segunda fase da competição, onde o Ibiporã buscava manter a liderança e o Astorga almejava uma vaga. Nesta fase não há adversários fáceis, mas o jogo poderia ter ouro resultado, não fosse a influência da arbitragem que durante o jogo não demonstrou conduzir a partida com os mesmos critérios para ambas as equipes, prejudicando notadamente a equipe de Ibiporã num grande jogo até então muito equilibrado.
Ibiporã começou o jogo frenético abrindo o placar e em seguida ampliando para 3X0 ainda no primeiro tempo. Com o apoio da torcida, o time da casa veio para cima e o jogo começou a ganhar contornos discutíveis onde a arbitragem começou a aparecer mais que o futebol das equipes. O chamado "apito amigo" começava a ser discutível com falta inexistente e um pênalti duvidoso. Diante de um clima de rivalidade e jogadas mais duras, a tensão da partida pesou no psicológico. Na medida em que o jogo esquentava, a arbitragem se perdia, intimidando os jogadores e deixando de apitar faltas a favor do Ibiporã Futsal. Com a arbitragem supostamente "dando moral" , o Astorga Futsal, chegou ao empate e ainda ao final do primeiro tempo, virou o jogo para 5x3.
No intervalo, a resenha no vestiário serviu para colocar os ânimos no lugar e o Javali voltou a quadra com a marcação mais atenta, fechando os espaços e ameaçando a meta do adversário em jogadas de profundidade, voltando a equibrar a partida. Com a imposição de seu futebol com toques rápidos, a equipe buscava escapar das faltas, e corria contra o relógio. O empate que não demorou a vir. Com dois gols de Ibiporã o placar chega a 5x5. A equipe ganhou confiança e continuou indo para cima do Astorga e pouco depois voltou a frente do placar quase no final do jogo: 6x5.
Ibiporã Futsal: início de jogo avassalador 3X0: arbitragem comprometeu o espetáculo de um jogo digno de final de Campeonato
O jogo já tinha ganhado contornos de uma final, digno de duas grande equipes do campeonato e desnecessário era a influência da arbitragem até o minuto final, quando novamente o Astorga chegou ao empate. Assim que a bola voltou a rolar, o árbitro apressou-se em apitar o fim de jogo, o que causou decepção para ambas as torcidas. O placar de 6x6 não foi de tudo ruim pelo que se apresentou e o Javali tem o próximo compromisso em casa, contra o Guaraniaçú em 12 de julho no Munhecão.
Em relação ao jogo de ontem, a equipe técnica do Ibiporã Futsal apresentará um relatório para a Federação Paranense de Futebol relatando os fatos discutíveis ocorridos na partida em relação a arbitragem. Espera-se que as próximas etapas da competição prometem emoções ainda maiores e que os protagonistas sejam os atletas e não o arbitro. O Astorga sem seu próximo compromisso joga dia 12 de julho contra o Renascença. Acompanhe na tabela abaixo os próximos compromissos do Javali. O Ibiporã Futsal anunciou em suas redes sociais que a partida seria transmitida no YouTube da Java TV.
Comentários: