website page view counter

Folha Regional Online

Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025

Local

Estiagem prolongada, obriga Samae de Ibiporã iniciar desassoreamento do Ribeirão Jacutinga

Para evitar problemas, prefeito José Maria toma providências emergenciais para manter eficiência no abastecimento

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Estiagem prolongada, obriga Samae de Ibiporã iniciar desassoreamento do Ribeirão Jacutinga
📸Divulgação/Núcleo de Comunicação/PMI
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
    Sem chover a praticamente há três meses, o necessário desassoreamento do Ribeirão Jacutinga na estação de captação de água do Samae já não pode mais esperar.  A obra vinha sendo protelada há algum tempo e a estiagem prolongada exigiu da administração municipal, providências urgentes para evitar o desabastecimento, e melhorar a capacidade de captação para armazenamento nos reservatórios da autarquia.
    Para isso, o Samae abriu processo licitatório para contratar uma empresa especializada ou consórcio especializado em serviços de engenharia para elaboração do projeto executivo, e execução do desassoreamento do canal de captação do Ribeirão Jacutinga por meio de dragagem de seu leito, com a retirada de areia, lodo e vegetação natural.
 
   Na tarde de ontem, o prefeito José Maria Ferreira (PSD) em companhia da presidente da autarquia e vice-prefeita Mari de Sá assinaram a ordem de serviço que autoriza a empresa que venceu a licitação a iniciar a obra de desassoreamento do ribeirão que custará aos cofres do município, R$ 1 milhão de reais.
 
"É uma obra fundamental para garantir o abastecimento, principalmente nos períodos críticos de falta de água", relatou o prefeito considerando que já há alguns municípios da região enfrentando problemas solicitando a população que façam economia para evitar racionamento.
 

     A empresa contratada, Ecobulk Indústria e Serviços de Proteção Ambiental Ltda, fazendo um levantamento do local, estimou que mais de 13 mil metros de sedimentos precisam ser retirados como lodo, areia, vegetação que cobrem cerca de cinco metros o leito do ribeirão. Um trabalho de dragagem que deve levar no mínimo quatro meses se o tempo continuar bom.  Em 15 dias deve ser iniciada as obras que além de melhorar a captação, previne alagamentos e enchentes, preservando a biodiversidade aquática. O desassoreamento remove impurezas que podem afetar negativamente a qualidade da água e o abastecimento para a população.  

    O Ribeirão Jacutinga é responsável por cerca de 60% da água distribuída e consumida pela população e cerca de 40% vem do aquífero Guarani, o que garante abastecimento satisfatório ao município.  O problema nas proximidades da estação de captação do Samae pode ser visto do alto, com um grande banco de areia no leito do ribeirão, o que poderia comprometer em pouco tempo o fornecimento para mais de 25 mil residências que consomem água. 

   Lembrando que a última intervenção no leito do ribeirão foi feita em 2021, o que requer manutenção periódica. Apesar de não existir um prazo fixo para tal, verifica-se que neste caso, ocorrem necessidade ao menos a cada quatro anos, considerando os fatores de velocidade de sedimentação e as condições ambientais que a região oferece. 

Publicidade

Leia Também:

  A necessidade de desassoreamento deve ser avaliada por técnicos e engenheiros ambientais regularmente através de monitoramento da quantidade de sedimentos acumulados e da qualidade da água, sendo prioritárias regiões com histórico de erosão e assoreamento como ocorre em Ibiporã. Captações superficiais tendem a receber mais sedimentos do que em captações subterrâneas mais profundas como do Aquífero Guarani.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )