website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 13 de Outubro de 2024

Regional

Eclipse solar será parcialmente visível no Paraná nesta quarta-feira (2);

Embora o eclipse solar não seja visível no Brasil como anular, o famoso "anel de fogo", esse fenômeno poderá ser visto como parcial

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Eclipse solar será parcialmente visível no Paraná nesta quarta-feira (2);
Eclipse solar parcial no Paraná em 2019 Giuliano Gomes/PR Press
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    O Paraná está na rota do eclipse solar que ocorre nesta quarta-feira (2), o entardecer, próximo ao pôr do sol. O eclipse poderá ser visto como parcial e terá início às 16h43, com término previsto até 18h32. Veja abaixo dicas de cuidados na hora de observar o eclipse.  Embora o eclipse solar não seja visível no Brasil como anular, o famoso "anel de fogo", esse fenômeno poderá ser visto como parcial no Paraná, segundo o Observatório Nacional (ON).

   Entenda diferença e veja mapa de visibilidade abaixo.

   Um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra de uma maneira que ela acaba lançando uma sombra sobre a Terra. A Lua então bloqueia a entrada de luz solar que chega à Terra. O Observatório Nacional e a agência espacial norte-americana irão fazer transmissões ao vivo do evento. Para acompanhar a transmissão do ON, basta acessar o canal do observatório.    Às vezes, a Lua bloqueia apenas parte da luz do Sol, no chamado eclipse solar parcial ou anular. Já quando a Lua bloqueia toda a luz do Sol, há um eclipse solar total. 

Publicidade

Leia Também:

     E no caso do eclipse solar parcial, não há esse alinhamento entre os três corpos celestes. Ele ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, mas o Sol, a Lua e a Terra não estão perfeitamente alinhados. Existem duas formas de se observar o eclipse com segurança: projetando ou usando equipamentos adequados: Você pode fazer o seu próprio projetor com um papelão e uma folha de papel branca.

   No meio dele, faça um furo. Mire o papelão para o Sol e ele vai projetar na folha de papel o que está acontecendo no céu. A cartilha do Observatório Nacional ensina como fazer o aparelho de duas formas diferentes nas páginas 23 e 24. Outra forma de filtrar o Sol é usando óculos de soldador com classificação 14 ou superior. Eles podem ser encontrados em lojas de material de construção. No entanto, mesmo com os óculos com filtro 14, a exposição não deve se estender por muito tempo (máximo de 30 segundos). 

FONTE/CRÉDITOS: g1PR/Folha Portal
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )