website page view counter

Folha Regional Online

Sabado, 15 de Novembro de 2025
laboratório
laboratório

Política

Deputado Tercilio Turini parabeniza pioneiros do plantio direto – de Rolândia para o mundo

O município também destaca a relevância do produtor, com uma estátua (busto) em reconhecimento e gratidão a Herbert Bartz.

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Deputado Tercilio Turini parabeniza pioneiros do plantio direto – de Rolândia para o mundo
📸Divulgação/Assessoria
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    O plantio direto revolucionou a agricultura e contribui com a preservação do solo e do ambiente. O deputado estadual Tercilio Turini é autor da lei que homenageia Rolândia como “Cidade-Berço do Plantio Direto no Brasil”. Significa também um reconhecimento ao visionário e saudoso produtor Herbert Bartz, que desenvolveu em Rolândia a técnica hoje utilizada no mundo inteiro. Uma prática que valoriza a agricultura e a sustentabilidade. Neste Dia Nacional do Plantio Direto, comemorado em 23 de outubro, o deputado Tercilio Turini parabeniza os produtores que adotam a tecnologia e ajudam a garantir o futuro do planeta.

    Tercilio Turini destaca que a técnica de semear o solo sem revolver a palhada (os restos) da lavoura anterior se difundiu rapidamente, passou a ser utilizada em grande escala por agricultores e consolidou-se como prática sustentável – reduzindo custos de produção, aumentando a rentabilidade e cuidando do meio ambiente. Atualmente existe inclusive a Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP), criada para difundir a tecnologia agrícola diante dos resultados positivos e do sucesso na adoção da prática.

Publicidade

Leia Também:

“Para ficar registrado como o local onde o pioneiro Herbert Bartz iniciou a inovação, nada mais justo do que homenagear Rolândia com o título de Cidade-Berço do Plantio Direto no Brasil”, diz o deputado Tercilio Turini.

O município também destaca a relevância do produtor, com uma estátua (busto) em reconhecimento e gratidão a Herbert Bartz. A data comemorativa de 23 de outubro é uma referência à primeira experiência com plantio direto na América Latina, em 1972.

“Parabéns aos familiares e amigos do senhor Bartz, lideranças da agricultura e todos os envolvidos na difusão do plantio direto, que contribuiu muito na evolução do agronegócio” – declara o deputado estadual Tercilio Turini.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Assessoria Parlamentar
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )