website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024

Local

Chuvas e ventos mantêm sensação de frio no Paraná; veja quando volta a esquentar

Previsão do Simepar aponta possibilidade de tempestades nesta semana. Na próxima, temperaturas podem chegar a 34ºC no estado, aponta o órgão.

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Chuvas e ventos mantêm sensação de frio no Paraná; veja quando volta a esquentar
Foto ilustrativa Giuliano Gomes/PR Press
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    A onda de frio continua derrubando as temperaturas no Paraná nesta terça-feira (9) e, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar), as chuvas e ventos também contribuem para sensações térmicas menores. A situação deve persistir em todo o estado pelo menos até domingo (14), quando começa a esquentar ao norte.

   Nas áreas mais ao sul, a previsão é que as temperaturas voltem a ficar acima dos 20ºC apenas no final da próxima semana, a partir de quinta-feira (18).   Nesta terça-feira (9), a menor temperatura registrada no estado foi 7,2ºC, em Palmas, no sul, e Clevelândia, no sudoeste. Porém, a sensação térmica chegou a ficar abaixo dos 6ºC em ambos os locais, segundo o Simepar.

   Até o momento, o recorde de frio de 2024 foi -3,9ºC, registrados em General Carneiro, no sul do estado, no dia 1º de julho. Para os próximos dias, não há previsão de geadas - mas sim de tempestades. "A presença de um sistema frontal sobre o oceano e a circulação dos ventos em níveis mais elevados da atmosfera continua favorecendo o desenvolvimento de áreas de chuva sobre as diversas regiões paranaenses", explica o órgão.         Nesta terça (9) os volumes mais expressivos de chuvas devem ser registrados no leste, norte e noroeste do estado. "Céu fica encoberto na maior parte do dia em todo o estado, situação que contribui também para a pouca variação das temperaturas (com sensação de mais frio em função do vento)", aponta o Simepar. 

Publicidade

Leia Também:

   Para quarta-feira (10) a previsão é que as chuvas mais fortes se concentrem nas porções mais ao norte e oeste, enquanto que nas demais regiões o destaque deve ser a nebulosidade, com chuviscos ocasionais entre a região central e o leste. Já na quinta (11) e na sexta (12) há previsão de tempestades; segundo o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, o volume de chuva pode passar de 60 mm.

   As temperaturas devem continuar amenas, com máximas abaixo dos 20ºC, afirma. Fim do frio De acordo com o Simepar, para esta sexta-feira (12) há a previsão da passagem de uma nova frente fria pelo estado, que deve manter as temperaturas baixas em todo o Paraná pelo menos até domingo (14). Na segunda-feira (15) começa a esquentar no norte do estado e na quinta-feira (18) nas porções mais ao sul.

   Em Curitiba, por exemplo, as máximas não passam de 16ºC até a próxima terça-feira (16), subindo gradativamente nos dias seguintes até chegar a 24ºC na sexta (19) e a 26ºC no domingo (21). Já em Paranapoema, no noroeste, neste fim de semana os termômetros não devem passar de 23ºC, mas no próximo, dos dias 20 e 21, podem chegar a 34ºC. 

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Simepar
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!