website page view counter

Folha Regional Online

Sexta-feira, 01 de Maio de 2026
laboratório
laboratório

Local

Câmeras de monitoramento flagram acidentes envolvendo motos em Ibiporã

Um deles na semana passada, revela que "motoqueiro" empinava a moto quando perdeu o controle e bateu na contramão

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Câmeras de monitoramento flagram acidentes envolvendo motos em Ibiporã
Jefferson Pinheiro TV/Youtube
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

   O município de Ibiporã possui vários pontos de fiscalização por vídeo monitoramento, para várias situações, dentre elas flagrar infrações de trânsito cujas imagens poderão servir como prova em caso de inquérito policial junto à delegacia de trânsito e até mesmo para seguradoras na questão de investigação de sinistros.  Estas câmeras tem contribuído para elucidar diversos casos de acidentes e até mesmo em caso de aplicação de multas por infração junto ao agente infrator, no caso motoristas e pilotos de motocicletas.

  Na semana passada abordamos aqui as estatísticas de acidentes de trânsito no Paraná, bem como o número de acidentes e vítimas, onde a maioria perderam a vida por imprudência, exibicionismo, e abuso de velocidade.  Estes acidentes são responsáveis por sobrecarregar o "Sistema Único de Saúde" além de comprometer o atendimento emergencial de quem realmente precisa.

   Esta semana dois acidentes envolvendo motos ocorreram na área central de Ibiporã. Um deles de flagrante irresponsabilidade e exibicionismo, quando o indivíduo acessou a avenida Paraná, sentido bairro/centro e, após passar por um redutor de velocidade, empinou a moto por alguns metros quando perdeu o controle, atravessou a pista para a contramão e bateu de frente com um carro em sentido contrário.

Publicidade

Leia Também:

    Não perdeu a vida porque o veículo subia a avenida Paraná em velocidade compatível com a via. Mas o irresponsável deixou danos de grande monta no veículo atingido, além de ocupar socorro médico emergencial, que poderia estar disponível para um caso mais grave. A irresponsabilidade destes acéfalos muito comum em Ibiporã, não tem medida. Diariamente se vê isso nas ruas e falta uma fiscalização mais rígida e punição mais severa nestes casos de flagrantes como detenção de noventa dias e perda da carteira, como ocorre em países de primeiro mundo.

Empinava a moto quando perdeu controle e bateu de frente na contramão

   O segundo acidente também registrado por câmeras de monitoramento, envolveu outra moto com duas pessoas. O piloto de 18 anos e uma  menina de 14 anos que estava na garupa.  A colisão aconteceu na avenida Mário de Menezes (BR-369 trecho urbano) no cruzamento com a avenida Prudente de Morais no momento em que um carro fazia uma conversão, vindo a motocicleta a bater violentamente, arremessando os passageiros por sobre o veículo. A imagem da colisão impressiona.  Neste caso, duas ambulâncias deixaram seus postos de plantões foram acionadas para atender o caso. Tanto o Siate, quanto o Samu foram deslocados para o local do acidente.  A falta de atenção e o excesso de velocidade no trecho contribuíram para o evento.

   Nestes casos, os agentes de trânsito do município têm condições de ao vivo remotamente, a prova da infração que posteriormente será a declaração do agente ou da autoridade de trânsito que tenha visualizado ou atendido a infração. O Auto de Infração de Trânsito, pode ser emitido e as imagens obtidas como prova embora haja obrigação legal de enviar ao infrator a imagem detectada pelas câmeras. 

Na conversão à esquerda do carro, a moto que seguia pela BR atingiu o veículo arremessando os jovens

   Infelizmente A Resolução nº 909/22 do CONTRAN discorre que, embora a infração tenha sido constatada remotamente, por meio de um sistema de câmeras operado online pelo agente ou pela autoridade de trânsito, a responsabilidade pelo registro infracional será de quem visualizar a infração, e não do sistema que não é automático. Nestes casos, os registros ficam apenas a disposição da autoridade policial que poderá requerer as imagens para fins de inquérito e ou sinistros requeridos em juízo por seguradoras. Enquanto houver abuso e "motoqueiros irresponsáveis" no trânsito, haverá vítimas desnecessárias ocupando nos prontos socorros, o serviço emergencial que outros deveriam merecer prioridade. Acidentes podem acontecer, mas seriam em menor escala não houvesse tanta irresponsabilidade.

As imagens dos dois acidentes podem ser vistas nos links abaixo no canal Jefferon Pinheiro TV (youtube)

https://www.jeffersonpinheirotv.com.br/post/mais-uma-colis%C3%A3o-entre-um-carro-e-uma-moto-na-avenida-m%C3%A1rio-de-menezes-com-prudente-de-moraes-em-ibi

https://www.jeffersonpinheirotv.com.br/post/motociclista-empinando-perde-o-controle-e-bate-em-ve%C3%ADculo-em-ibipor%C3%A3

 

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )