website page view counter

Folha Regional Online

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024
laboratório
laboratório

Saneamento

Vereador pede saneamento básico, iluminação e asfalto em bairro

Asfalto no Condomínio de Chácaras no Balneário Tibagí, ficou só na promessa do prefeito há 12 anos

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Vereador pede saneamento básico, iluminação e asfalto em bairro
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Vereador pede saneamento básico, iluminação e asfalto em bairro

Asfalto no Condomínio de Chácaras no Balneário Tibagí, ficou só na promessa do prefeito há 12 anos 

Vereador Gilson Mensato

O Samae, Serviço Municipal de Água e Esgoto, desde o início desta gestão tem sido motivo de muita reclamação por parte dos consumidores deste serviço público. Não se sabe, a real intensão da administração municipal em permitir que a prestação de serviços que já foi excelência no município, hoje é motivo de reclamações mês a mês. Já não bastasse a administração deste mesmo prefeito, ter perdido o ISO 9001 quando passou pela prefeitura pela última vez, e agora, os absurdos cometidos nas tarifas x consumo da população.
Fica o questionamento. Seria intencional a queda de qualidade na prestação de serviços, cada vez mais caro para a população? Seria esta uma forma de “justificar” uma futura privatização, sob a alegação de “precisamos melhorar o serviço”?
São respostas que certamente, o ex-servidor da Sanepar, nomeado pelo prefeito José Maria como presidente do Samae, não deva dar justificadamente.  Nelson Hidemi Okano já foi denunciado pela Promotoria de Meio Ambiente e responsabilizado por crime ambiental em Ação Cívil Pública, após uma denúncia formulada pelo IAP - Instituto Ambiental do Paraná. Por aí, se vê, o cuidado de quem o prefeito nomeia para os cargos de confiança. Será que no Samae não havia servidor competente para ocupar o cargo? Porque trazer gente da Sanepar? Foi acordo com o Governador? Se o serviço é carente de melhoria administrativa, porque aumentar a tarifa?

Publicidade

Leia Também:

Vereador pede melhorias no Balneário Tibagí

De certo que não é muito confortável para a imprensa nem para os vereadores questionarem um profissional de carreira como Okano, mas vamos deixar de fantasiar tudo o que o prefeito comanda, e rasgar o verbo. Não adianta sentar em cima do rabo e esconder a sujeira debaixo do tapete. A administração do Samae está como uma nau a sabor dos ventos. E a população está pagando por isso.
Se tem valeta aberta, foi o Samae que abriu e deixou lá. O buraco fica por semanas incomodando a população até que alguém tenha a boa vontade de mandar uma equipe lá fechar. E é uma vergonha vereador ter que fazer requerimento para pedir um serviço que já é pago pela população. Sem falar nas contas, campeãs de reclamação em erros de leitura e cálculos.
O vereador Gilson Mensato, encaminhou requerimento com pedido de informações ao prefeito e ao diretor presidente do Samae. O Balneário Tibagí, loteamento de chácaras na região conhecida como Clube de Campo do Café, deveria em tese, ter um plano municipal sobre os serviços de água, esgotos, lixo e drenagem das águas de chuva. Lá faltam galerias, meio fio e asfalto. O vereador deseja saber informações quanto à viabilidade dos projetos, às tratativas e consecução das medidas, com relação à disponibilidade e fornecimento de serviços referente à rede de esgoto e saneamento, estação de tratamento de água e distribuição, voltadas ao atendimento das necessidades daquele bairro.

Falta saneamento, asfalto e iluminação pública

Para o vereador, as questões sanitária devem promover dignidade aos que ali residem, e garantir a saúde da comunidade, bem como a interferência no impacto ambiental, o que exige a implementação e funcionamento de um sistema sanitário de esgoto no local. "É obrigação do Samae, enquanto prestadora de serviço público, cumprir legislação federal e municipal, bem como proporcionar mais segurança, saúde e melhor qualidade de vida à população". O Vereador requer devidas providências também à secretaria competente, que providencie naquele local, imediato atendimento à falta de iluminação pública e o asfalto. Em dias de sol a população sofre com a poeira e em dias chuvosos com a lama. O estado precário da via de acesso, foi promessa de campanha do prefeito José Maria há 12 anos atrás, quando reuniu-se com lideranças daquela comunidade prometendo asfalto. Lá se foram seus 8 anos de mandato consecutivo, e a promessa não foi cumprida. 
“A iluminação pública, também é medida que se faz importante, pois, na falta desta, gera insegurança e riscos aos moradores e frequentadores daquela região, seja em face à escuridão ou com relação ao potencial risco de acidentes, podendo vitimar condutores de veículos ou pedestres, inclusive gravemente, atentando para as características do terreno, sendo dever do município garantir o fornecimento e a manutenção adequada da iluminação pública”, finaliza o vereador.

Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!