website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024

Londrina

Veja quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Londrina

Até o momento, são sete pré-candidatos ao Executivo municipal. Nomes precisam ser confirmados nas convenções partidárias, realizadas de 20 de julho a 5 de agosto

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Veja quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Londrina
Reprodução g1/PR
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

     Sete partidos anunciaram pré-candidatos à Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, até esta quinta-feira (25). O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro. Se houver segundo turno, os eleitores voltam às urnas no dia 27 de outubro. Por enquanto, estão em andamento as negociações por alianças. Veja a lista dos pré-candidatos, em ordem alfabética, e saiba mais sobre eles. Barbosa Neto (PDT); Isabel Diniz (PT); Jairo Tamura (União Brasil); Nelson Villa (PSDB); Maria Tereza Paschoal de Moraes (PP); Tercílio Turini (MDB); Tiago Amaral (PSD).

   De acordo com a Justiça Eleitoral, o período para os partidos realizarem convenções e oficializarem os candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. Outros nomes podem surgir até essa data. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto. Esta reportagem é atualizada conforme os pré-candidatos sejam confirmados.

Pré-candidatos à Prefeitura de Londrina Barbosa

Publicidade

Leia Também:

Barbosa Neto (PDT)- Nascido em Santa Rita do Passa Quatro (SP), Homero Barbosa Neto tem 57 anos e é jornalista formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Apresentou diversos programas de rádio e TV na cidade. Foi deputado estadual de 2003 a 2007 e federal de 2007 a 2009. Em 2009, foi eleito prefeito de Londrina. Concorreu novamente à prefeitura em 2020, quando teve 6.974 votos e não foi eleito.

Isabel Diniz (PT) Isabel Diniz, pré-candidata pelo PT - Nascida no distrito de Paiquerê, em Londrina, Isabel Diniz tem 56 anos. É formada em História pela Universidade Católica de Goiás e tem especialização em Educação do Campo e Direito Agrário. Está no Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1996. Foi candidata a vice-prefeita em 2020 e deputada estadual em 2022, mas perdeu as duas eleições.

Jairo Tamura (União Brasil) Jairo Tamura, pré-candidato pelo União Brasil - nasceu em Uraí, no norte do Paraná, e tem 59 anos. É formado em Agronomia e Direito. Foi eleito vereador em Londrina pela primeira vez em 2008. Foi reeleito em 2016 e em 2020, estando no terceiro mandato na Câmara Municipal.

Coronel Villa (PSDB) Nelson Villa, pré-candidato à Prefeitura de Londrina - que se apresenta como Coronel Villa, Júnior nasceu em Londrina e tem 53 anos. Entrou em 1991 na Polícia Militar. Comandou a antiga 4ª Companhia Independente (hoje 30º Batalhão) e o 5º Batalhão, além de ter passado por outras unidades da corporação. Atualmente ocupa o cargo de coronel. É bacharel em Direito e tem especialização em Direito Penal e em Direito do Estado. É a primeira vez que concorre a um cargo político.

Maria Tereza Paschoal de Moraes (PP) Maria Tereza Paschoal de Moraes tem 43 anos e é secretária municipal de Educação de Londrina desde o início da gestão do prefeito Marcelo Belinati (PP), em 2016. Maria Tereza é advogada e professora, tendo atuado de 2000 a 2012 em sala de aula. Foi secretária municipal de Educação de Ourinhos de 2013 até março de 2016. Possui pós-graduação em Gestão Pública pela CLP/Harvard/EUA e é líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS). Também possui formação como intérprete de Libras (Língua Brasileira dos Sinais).

Tercílio Turini (MDB) Tercílio Turini, pré-candidato pelo MDB à Prefeitura de Londrina - Nascido em Jaú (SP), Tercílio Turini tem 79 anos. Em 1975, formou-se em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi vereador por quatro mandatos consecutivos em Londrina, de 1993 a 2008. Entre 2001 e 2002, presidiu a Câmara Municipal. Em 2010, ficou como suplente de deputado estadual, e assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em janeiro de 2013. Foi reeleito deputado estadual em 2014, 2018 e 2022.

Tiago Amaral (PSD) Tiago Amaral nasceu em Londrina e tem 37 anos. Formado em Direito, atuou como advogado, com foco em Gestão Pública e Direito Público. Foi Controlador-Geral do Paranacidade, instituição responsável por políticas que estimulam o desenvolvimento dos municípios, até assumir o cargo de deputado estadual, em janeiro de 2015. Foi reeleito em 2019 e 2022. Atualmente, preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Concorreu à Prefeitura de Londrina em 2022, quando teve 10.808 votos e não foi eleito. 

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/g1PR
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!