website page view counter

Folha Regional Online

Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025
laboratório
laboratório

Política

Tercílio Turini (MDB) comemora lançamento do "Edital de Licitação" do Terminal Metropolitano de Londrina

"Uma conquista para Londrina e região, aguardada ao longo dos anos que merece comemoração", celebra o deputado.

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Tercílio Turini (MDB) comemora lançamento do
📸Arquivo
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

   Uma das mais importantes sobras para o município de Londrina e região metropolitana senão a mais aguardada por décadas está em vias de sair do papel para tornar-se realidade. O lançamento oficial do "Edital de Licitação" do Terminal Metropolitano de Londrina era aguardada não só como expectativa, mas com uma certa ansiedade e, porque não dizer, até com uma pontinha de desconfiança que ocorresse ainda este ano. Portanto, é fato para ser comemorado porque deixa se ser apenas expectativa para um pontapé inicial da obra.

    O anúncio foi feito ontem, pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), que publicou o edital de licitação com um investimento inicial de R$ 43,8 milhões.   O deputado estadual Tercílio Turini recebeu a notícia com entusiasmo e como deputado londrinense de coração e alma, celebrou o que promete ser a revolução no transporte público que beneficiará toda a população da região metropolitana de Londrina.

  "Será uma mudança radical, com uma infraestrutura invejável e moderna.  Sem dúvida uma transformação na mobilidade urbana que promoverá aos usuários do transporte coletivo público, mais conforto, mais segurança, e um terminal digno de orgulho que a nossa população de Londrina e região merecem", destacou Turini.

Publicidade

Leia Também:

   Tirar o projeto do papel exigiu esforço coletivo, e também teve a participação importante de diversas lideranças da região. Entretanto, a conquista põe por terra a máxima de que "santo de casa não faz milagre", até porque os deputados eleitos por Londrina discutiram e lutaram pela conquista desta importante obra ao longo de três décadas.

   A estreita relação de Turini com o Governo do Paraná, em especial a Secretaria das Cidades (Secid), que responde pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), responsável pela mobilidade e a integração metropolitana de Londrina com os municípios vizinhos, contribuiu para resposta de demanda histórica.  "Foram inúmeras reuniões, discussões e propostas discutidas em defesa da necessidade da obra que beneficiará mais de 50 mil cidadãos da região e, por isso, nesta oportunidade quero parabenizar todos os envolvidos, em especial ao governador Ratinho Junior e ao Secretário Estadual das Cidades, Guto Silva", comemorou Turini

A obra e o próximo passo

   A obra teve início com a aquisição do terreno, com R$ 19 milhões de investimento, e será uma transformação na cidade. Haverá uma reurbanização do entorno, nova iluminação, e um espaço digno para o trabalhador que madruga todos os dias para se locomover de um município a outro para trabalhar. 

   O projeto inclui, além das áreas de embarque dos passageiros, setores administrativos, operacionais, áreas de bicicletário, lanchonetes e sanitários. Estão previstas estruturas com acessibilidade, como uma passarela de integração com o terminal urbano, que fica do outro lado da rua do terreno onde estará o terminal metropolitano.

"É um projeto que não contempla apenas um terminal de ônibus ou de passageiros. Ele também tem um significado para a região, traz a oportunidade de múltiplos usos", comentou o deputado referindo-se ao centro de exposições, área de recreação com quadras, playground e um espaço também para atendimento ao público, com serviços tanto do Estado como do município. Publicado o Edital de Licitação, a expectativa é licitar essa obra nos próximos 30 dias e, a partir daí, partir para o início das obras.

   Com prazo de execução de 22 meses após a assinatura da ordem de serviço, o Terminal Metropolitano de Londrina atenderá linhas de municípios como Cambé, Ibiporã, Rolândia, Jataizinho, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Assaí e São Sebastião da Amoreira. Além disso, o projeto contempla geração de energia limpa através de placas fotovoltaicas, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

    O deputado Tercílio Turini estará atento aos próximos passos acompanhando de perto os desdobramentos desde a abertura das propostas marcada para 15 de outubro, cumprindo seu papel de fiscalizador, trabalhando e fazendo jus aos votos recebidos pelos londrinenses por toda a população do  Norte do Paraná.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )