website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 20 de Abril de 2025

Política

Quadro eleitoral em Ibiporã se define com apenas três pré-candidatos a prefeito até aqui

Experiência, ficha limpa e ousadia definem individualmente os postulantes a chefia do Executivo

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Quadro eleitoral em Ibiporã se define com apenas três pré-candidatos a prefeito até aqui
Arquivo Folha
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

      Partidos estão em fase de negociação e, após convenções partidárias, pedidos de registro de candidaturas precisam ser formalizados na Justiça Eleitoral até 15 de agosto.  Até esta sexta-feira (19) há 3 pré-candidaturas à Prefeitura de Ibiporã. Os partidos estão em fase de negociação de alianças e apoios. Dentre os pretensos há peculiaridades entre os mesmos e cada um tem um perfil e as trajetórias políticas, diferentes.  O mais novo pré candidato, é Emerson Petriv o Boca Aberta.  Sua presença nas redes sociais e posicionamentos sobre saúde, transporte público, população em condição de "esquecimento" além de pretensa plataforma de governo o coloca em destaque. Com a fama de "polêmico" que lhe é peculiar já é reconhecido como "pedra no sapato" na política local. Recebe perseguição implacável da oposição.

    O segundo, João Toledo Coloniezi, é legislador veterano e provou que é um excelente administrador mas faltou-lhe pulso para resolver questões políticas. É pré candidato "ficha limpa", que apesar de passar quatro anos "hibernando", volta ao cenário político após deixar o MDB para filar-se em um partido nanico, sem expressão nacional.      Coloniezi vai se deparar mais uma vez, com uma eleição difícil e com parcos recursos financeiros, como a anterior.  Terá como vice, o jovem Julio Cezar Fôlego, o Cezinha da Feira, cuja Federação de Partidos, pode fechar a torneira de recursos onde o comando está na cúpula do PT. Partido com grande influência e membros na administração do terceiro pré-candidato e atual prefeito, José Maria Ferreira.

   Este dispensa comentários. Politico experiente, bem relacionado mas com a atual administração voltada mais para o desenvolvimento do que para o lado social e humanitário especialmente junto à população mais necessitada. A saúde é uma questão não conseguiu superar a administração de João Coloniezi.  Cortou importantes itens da cesta básica de medicamentos, além de uma sucessão de denúncias, agravada com a falta de médicos e secretaria mal administrada. 

Publicidade

Leia Também:

   A crise na saúde acabou denunciada ao Ministério Público e o processo corre em segredo de Justiça.  Deu uma ajeitada com mudanças na administração da UPA, com a nomeação de Dra. Terezinha Sanches mas a saúde não se resume só nisso. O programa exemplar de odontologia aplicado na gestão de Coloniezi, acabou. Conseguir uma vaga no CEO é um calvário infernal.  José Maria segue sua política de empréstimos milionários, investimentos em infra-estrutura e obras faraônicas dispensáveis o que na visão de alguns, está enterrando o município em dívidas que ficarão para as próximas gerações pagarem.  Este ônus algum dia recairá unicamente sobre os vereadores. Mas até lá, podem já não estar mais no legislativo.

    De 20 de julho a 5 agosto as convenções partidárias devem definir oficialmente os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito. O pedido de registro na Justiça Eleitoral precisa ser feito até 15 de agosto, para então, esses políticos serem considerados candidatos.  Na questão da disputa pelo legislativo, ser militantes de causa, hoje já não impressiona mais o eleitor, escaldado dessa conversa mole.  Poucos se importam com temas como igualdade social, especulação imobiliária e plano de carreira de servidores públicos e cachorro na rua. Tem sempre alguém "defendendo" estas causas. Porém quando eleitos, esquecem a bandeira e o eleitor é mais uma vez levado no bico. Já deu!

    Para a população ouvida nas ruas o modelo de saúde nas unidades da rede de atenção básica, precisa de mais atenção. Reestruturar os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e reformar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) inclusive com aumento de leitos já é uma necessidade observada até por quem está fora da política. Conhecer os problemas de Ibiporã por conta da bagagem tanto José Maria quanto Coloniezi conhecem muito bem.  Em tese, haverá tempo para mudar os rumos por quem for eleito.  Entretanto, Boca Aberta até aqui, foi o único a apresentar propostas de soluções como criar um centro de atendimento especializado à saúde da criança. 

  Em entrevista recente, defendeu a viabilidade do modelo redução de IPTU como ferramenta para aquecer a economia e gerar mais empregos.        É até aqui, o único a utilizar mais as plataformas nas redes sociais que neste pleito terá importância fundamental. Porém, da mesma forma se mal utilizada, pode gerar efeito contrário.  Massificar os grupos de WhatsApp diariamente com conteúdos sem expressão, como temos visto em vários grupos, não só cria animosidade e até rejeição ao candidato(a). 

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )