Edelir de Jesus Ribeiro da Silva (MDB), prefeito de Mato Rico, cidade da região central do Paraná, foi preso nesta quarta-feira (28) em uma operação do Ministério Público do Paraná (MP-PR) que apura desvios de recursos públicos e fraudes em licitações e contratos envolvendo a Ecomar Reciclagens e Serviços, cooperativa local. Além da prisão, o prefeito e mais sete investigados - seis servidores públicos municipais e o ex-presidente da cooperativa - tiveram cerca de R$ 1,88 milhão em bens bloqueados.
De acordo com o MP-PR, o objetivo é garantir o ressarcimento dos possíveis prejuízos que tenham sido causados pelo grupo. O pedido de prisão foi realizado pelo Núcleo Criminal da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos (Subjur) do MP-PR e autorizado pelo Tribunal de Justiça (TJ-PR), a partir do oferecimento de seis denúncias criminais contra o prefeito e os demais investigados.
No âmbito civil, o Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) e a 2ª Promotoria de Justiça de Pitanga propuseram sete ações contra o prefeito, seis agentes públicos, a cooperativa e seu ex-presidente. Cinco das ações apontam a possível prática de ato de improbidade administrativa, e duas pedem a condenação por atos de corrupção empresarial. As investigações foram realizadas conjuntamente pelo Gepatria e pela Subjur, com apoio da 2ª Promotoria de Justiça de Pitanga e do Núcleo de Guarapuava do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
A Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Mato Rico disse que foi informada da operação pela imprensa e que não obteve acesso ao processo que motivou a ação. Até a publicação desta reportagem, o sistema do TJ-PR apontava que o prefeito Edelir Ribeiro, a cooperativa e os outros investigados não tinham defesa constituída.
Edelir de Jesus Ribeiro da Silva, mais conhecido apenas como Edelir Ribeiro, tem 62 anos, é casado e natural de Ortigueira (PR). Ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele declarou possuir até o ensino fundamental completo. Em 2024 ele foi reeleito prefeito de Mato Rico, cidade de 3,2 mil habitantes que fica a cerca de 135 km de Guarapuava. De 2017 a 2020, ele havia sido vice-prefeito do município; na época, se autointitulava "Edelir da Cooperativa". Nas últimas eleições, o homem declarou possuir pouco mais de R$ 1 milhão em bens, ao TSE. Segundo o IBGE, Mato Rico (PR) possui cerca de 3,2 mil habitantes.

Comentários: