website page view counter

Folha Regional Online

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Saneamento

Prefeito José Maria aumenta tarifa de água na calada da noite

Quando no país inteiro os prefeitos reduzem ou congelam tarifas, aqui o "pau come" no lombo do povo

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Prefeito José Maria aumenta tarifa de água na calada da noite
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    Enquanto medidas administrativas, com foco na amortização dos efeitos econômicos da pandemia junto à população estão ocorrendo em todo o Brasil com redução de tarifas ou mesmo suspenso os aumentos no fornecimento de água, o prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira (PSC), na contra-mão da maioria  anuncia aumento de 6,94%. O prefeito alega necessidade da manutenção da sustentabilidade das contas econômica-financeira da autarquia. Ué...o que aconteceu com a competência?
Em plena pandemia, o prefeito não tem a sensibilidade de perceber o que isto significa na prática para as famílias que estão a beira do desespero. Primeiro ele tira a cesta básica, o alimento das crianças, depois o medicamento dos carentes e agora, aumenta a tarifa de água e esgoto.
    Será que não enxerga o demasiado impacto sobre o orçamento doméstico das famílias e sobre as demais atividades produtivas e comerciais no município?
    Ou esta é mais uma estratégia para justificar sua sana de privatização da empresa?
“Não é o momento de um reajuste. Até reconhecemos o bom trabalho e todos os esforços que a empresa vem fazendo para prestar um bom serviço universalizado de água tratada para 100% da população, mas a pandemia ainda não acabou. Um aumento na conta de água em um momento como este não seria justo com a população”, declarou o vereador Rafael da Farmácia ao tomar conhecimento do Decreto 311/2021 assinado à pouco, na calada da noite pelo prefeito. 
    O reajuste discutido “por baixo dos panos” com a bancada do prefeito, será aplicado já à partir do mês que vem. O prefeito José Maria, vem não só ignorando a gravidade do aumento dos casos, como é suspeito de vir “camuflando” os números do conhecimento público, motivo este que já foi chamado a dar explicações na Câmara Municipal.
    “Estamos percebendo que o vírus continua assolando famílias, esse inimigo invisível ainda está no ar levando muitas famílias ao estado de calamidade e o prefeito soca a caneta no povo ignorando o desemprego e o caos social. Sem levar em conta que demitiu 27 servidores da Costa Oeste sem nenhum pudor, sem a preocupação de quem tem idosos e crianças doentes, carentes de socorro financeiro”, observou bem o vereador. Cabe aqui uma pergunta. De quem é o Samae? Não é patrimônio da população de Ibiporã? E quem é que manda? Não é quem a população votou nas urnas?
Então, porque é que o prefeito tem que justificar o aumento, jogando a responsabilidade nas costas da ORCISPAR?

Para tirar sua responsabilidade da reta? Onde está a competência administrativa? 

Publicidade

Leia Também:

O que é a Oscipar para a população de Ibiporã? O povo nem sabe o que é isso nem para que serve. E porque é que precisa “aprovar o reajuste tarifário”, num município que possui autonomia de gestão hídrica? O prefeito já vendeu o Samae e a população não sabe? Desde quando sapo de fora apita no município?
Em um momento desses, de completa exceção e com medidas duríssimas sendo tomadas pelos governos, as quais estão penalizando sobremaneira não somente as pessoas mais pobres, mas também a classe média, pequenas e médias empresas, aplicar o reajuste previsto é descabido. No momento em que todos encontram dificuldades para manter seus empregos e até mesmo comprar produtos essenciais como alimentos, tal atitude é um tapa na cara do cidadão. Se bem que... pensando bem, tem eleitor que merece! Taí o resultado. Volta Zé!

Comentários:
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!