website page view counter

Folha Regional Online

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024

Londrina

Pré candidatas de Ibiporã, participam de Cinquentenário do Instituto de Desenvolvimento Rural

Carolina Sacca e Maria do Sindicato foram convidadas pelo Governo para a solenidade

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Pré candidatas de Ibiporã, participam de Cinquentenário do Instituto de Desenvolvimento Rural
Folha Portal
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
 
    As pré-candidatas a deputada federal e estadual do MDB em Ibiporã, Dra. Carolina Sacca e Maria Romana do Sindicato, foram recebidas na tarde de hoje na sede londrinense do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater), pelo ex-governador Orlando Pessuti, pelo diretor presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, a diretora de pesquisas Vanda Moda Cirino, além de autoridades do governo estadual. O evento ocorreu com a solenidade comemorativa ao cinquentenário da instituição e contou também com a presença de autoridades, lideranças, pesquisadores e técnicos ligados ao agronegócio que marcou  os 50 anos de atividades em pesquisa agropecuária do Instituto. O evento teve como ponto alto o lançamento de cinco cultivares e dois livros técnicos. O presidente da executiva estadual do MDB deputado Anibelli Neto, esteve representado pelo diretório local.

   O cinquentenário remete ao aniversário do antigo Iapar (Instituto Agronômico do Paraná, centro de pesquisas voltado à agropecuária fundado em 1972 e, a partir de dezembro de 2019, integrado ao IDR-Paraná por reforma administrativa que promoveu sua fusão com a Emater-PR (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), a Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná) e o CPRA (Centro Paranaense de Referência em Agroecologia).   "Nessa trajetória de cinco décadas, a pesquisa demonstrou elevada competência técnica na oferta de conhecimentos e soluções para os produtores. A agropecuária do Estado conta com uma pesquisa madura, dinâmica, atenta e responsiva aos constantes e inevitáveis desafios do setor produtivo”, informou Natalino Avance de Souza, o diretor-presidente.

    Durante o evento cinco novos cultivares foram lançados. O IDR-Paraná vai oferecer ao setor produtivo quatro opções para cultivo no inverno — aveia branca IPR Andrômeda, cártamo IPR 211 e canola IPR 212 para a produção de grãos e renda, e o nabo forrageiro IPR 210, prioritariamente destinado ao uso como planta de cobertura em estratégias de manejo conservacionista do solo — e a variedade de milho IPR 216, que pode ser cultivada nas duas safras e tem aptidão tanto para a produção de grãos quanto para silagem. “Em 50 anos de atividades, a instituição registrou 220 cultivares no Ministério da Agricultura, das mais variadas culturas de interesse econômico”, enumerou a diretora de pesquisa e inovação da instituição, Vania Moda Cirino representado a mulher na biodiversidade do agronegócio.

Publicidade

Leia Também:

     O evento também serviu para o lançamento de dois livros, ambos abordando o tema plantas daninhas. “Plantas daninhas em pastagens do Paraná”, do pesquisador Walter Miguel Kranz, que apresenta o resultado de levantamento conduzido em 167 propriedades típicas de quatro grandes regiões – Primeiro e Segundo Planaltos, Terceiro Planalto, Arenito e Campos Nativos. Escrito pelo pesquisador Francisco Skora Neto, a redução do uso de herbicidas para controlar plantas daninhas em plantio direto é a abordagem central do segundo livro, “Manejo sustentável de plantas daninhas: fundamentos para um sistema de plantio direto sem herbicida”.

Orlando Pessuti: "Dra. Carolina Sacca Colognesi e da Maria do Sindicato representam na nova força do MDB em Ibiporã"

     Orlando Pessuti, ex-governador do Paraná e pré candidato ao Senado, é um entusiasta da pesquisa pró agricultura e no expediente do evento destacou que "esses 50 anos de atuação, a pesquisa do IDR-Paraná construiu uma trajetória de credibilidade e conquistas, tornando-se referência nacional e, em alguns campos da inovação científica para a agricultura tropical, internacional. Eu estou aqui desde 1970, e assim como outros companheiros contemporâneos, já demos nossa contribuição e agora, é hora de darmos a oportunidade para os mais jovens. Assim como na política, quando vamos deixando o lugar para os mais novos. Temos aqui a presença da Dra. Carolina Colognesi Colognesi e da Maria do Sindicato. Quero cumprimentá-las porque hoje elas representam a nova força do MDB em Ibiporã.

   Pessuti destacou também que o Estado do Paraná foi um dos precursores em estudos sobre plantio direto no Brasil. Com abordagem em microbacias, pesquisadores do IDR-Paraná desenvolveram e adaptaram métodos de terraceamento e cultivo mínimo que possibilitaram recuperar milhares de hectares de solo cultivado e inspiraram projetos similares em outras regiões brasileiras e também na América Latina e na África", apontou.

    Outro exemplo registrado foi o caso dos estudos que possibilitaram manejar o cancro cítrico e viabilizar a inserção do Paraná no mapa da produção nacional e internacional de frutas cítricas. No melhoramento genético de plantas, destaca-se o desenvolvimento de cultivares de maçã apropriadas para cultivo em regiões de inverno ameno, hoje cultivadas em todos os Estados do Sul do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.  Também é obra do IDR-Paraná a criação da primeira raça paranaense – e a primeira no Brasil desenvolvida por um centro estadual de pesquisa – de bovino para corte, o Purunã, obtido a partir de cruzamentos envolvendo animais puros das raças Aberdeen Angus, Canchim, Caracu e Charolês.  A pesquisa do IDR-Paraná também investe na formação de novos pesquisadores e técnicos, por meio de um mestrado em agricultura conservacionista, mantido em parceria com a UEL (Universidade Estadual de Londrina), e um programa de iniciação científica que já tem 30 anos e, nesse período, acolheu 1,8 mil estudantes de graduação de cursos de ciências agrárias e áreas correlatas.

    Ao longo desse período, os pesquisadores do IDR-Paraná assinaram inúmeros artigos nos mais conceituados periódicos do meio acadêmico e publicaram mais de 600 livros e boletins técnicos direcionados à transferência de tecnologias para produtores, profissionais da assistência técnica e estudantes.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno/AEN/PR
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!