website page view counter

Folha Regional Online

Quarta-feira, 29 de Abril de 2026
laboratório
laboratório

Regional

Piloto agrícola sobrevive a acidente aéreo em Umuarama

Avião teve uma pane durante pulverização de defensivo agrícola em lavoura

Marcos Silva
Por Marcos Silva
Piloto agrícola sobrevive a acidente aéreo em Umuarama
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um avião de pequeno porte, modelo EMB 200 -fabricação Embraer, de uma empresa de Palotina caiu em uma plantação de cana-de-açúcar em um distrito de Umuarama, no noroeste do Paraná no último sábado.  A aeronave, utilizada para pulverização de defensivo agrícola, partiu-se em várias partes após atingir o solo entretanto o piloto ainda de identificação não revelada, sobreviveu. 
Segundo a Polícia Militar, o piloto também de Palotina foi socorrido por moradores da região e levado ao hospital Norospar. Por meio de nota, a instituição informou o homem foi atendido pela equipe médica, passou por exames e pouco tempo depois foi liberado.
Uma testemunha contou que o avião apresentava um barulho estranho, com falha no motor e o piloto tentou um pouso forçado sobre o canavial. No impacto com o solo, o motor da aeronave foi arrancado e partes do avião ficaram espalhadas pelo local, preservado apenas o “cockpit” onde foi encontrado o piloto.
Ele sofreu algumas escoriações e saiu andando da instituição hospitalar. As causas do acidente será investigado pelo Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). 
O avião pertence a uma empresa de aviação agrícola de Palotina que ainda não se manifestou sobre o acidente. No mês de março, um outro acidente na região envolvendo outro avião do mesmo modelo EMB 200 - prefixo PT-GUF, matou o piloto  Luis Carlos de Lima. Ele havia decolado de uma fazenda carregado de defensivos agrícolas e desapareceu com o avião ainda pela manhã. Equipes de busca saíram a procura pela região onde deveria ser aplicado agrotóxico em uma lavoura e encontraram apenas os destroços da aeronave numa área de reserva de mata legal já no final de tarde.
Ele era funcionário de uma fazenda a 100 km de Querência cujo corpo foi encaminhado ao IML -  Instituto Médico Legal. A Polícia Civil e uma equipe da Perícia Oficial Técnica (Politec) foram ao local.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as aeronaves nos dois casos, apesar de aparência  surrada, estavam em situação regular e com a manutenção em dia.

Publicidade

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: Marcos Silva/Painel Palotina/
Comentários:
Marcos Silva

Publicado por:

Marcos Silva

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )