A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) confirmou mais 15.361 casos e 14 novas mortes provocadas pela dengue no Paraná. O boletim foi divulgado na tarde desta terça-feira (5). No atual período epidemiológico, que começou em julho de 2023, o estado acumula 73.928 casos confirmados e 37 mortes. Segundo a Sesa, este é o boletim com mais casos confirmados no atual período epidemiológico. Até esta terça-feira (5), 18 municípios paranaenses já decretaram situação de emergência por epidemia de dengue, conforme a Defesa Civil.
Os novos óbitos são de pessoas entre 31 e 92 anos, sendo que 5 tinham comorbidades. As mortes foram registradas em: Ampére - 1 Salto do Lontra - 1 Mariluz - 1 Paranavaí - 1 Sarandi - 1 Apucarana - 2 Terra Roxa - 1 Toledo - 1 Ivaiporã - 1 Londrina - 2 Cambé - 1 Rolândia - 1 Quais os sintomas da dengue? A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias, segundo a Secretaria de Saúde.
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C), que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. A dengue pode provocar também: manchas no rosto, tronco, braços e pernas. Os pacientes podem ter ainda perda de apetite, náuseas e vômitos.
Tem prefeito por aí coçando os dedos para ficar um Decreto de Emergência por Epidemia onde entre outras coisas, pode torrar dinheiro sem precisar licitar nada! Isto explica porque em alguns municípios a campanha contra a dengue não vai além da página oficial da prefeitura.
Comentários: