website page view counter

Folha Regional Online

Sabado, 15 de Novembro de 2025

Local

Ministério Público instaura inquérito para investigar, suposto loteamento clandestino em Ibiporã

Empresa de negócios imobiliários investigada informa que problema na Justiça refere-se a ação de execução fiscal, junto a terceiro

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Ministério Público instaura inquérito para investigar, suposto loteamento clandestino em Ibiporã
📸Arquivo/Google street view
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    A propaganda é atrativa e de despertar interesse. Quem não gostaria de adquirir uma chácara com área de 1.000 M² próximo a Fazenda Itaúna, topografia plana, solo de terra roxa  muito bom, ótima localização a menos de 1,5 KM do asfalto, com água de poço artesiano compartilhado, rede de energia elétrica no loteamento, local bem agradável e seguro com valores que cabem no seu bolso? E o melhor, parcelado em 60 vezes no boleto com entrada facilitada inclusive em parte permutável por carro ou moto.  Este "é um exemplo" de uma armadilha perigosa para os menos avisados que sonham em adquirir uma chácara.

   Pois bem, negócios imobiliários são sempre um atrativo para um bom investimento. Porém a Prefeitura de Ibiporã vem alertando a população sobre eventuais loteamentos em situação irregulares, inclusive sobre os riscos de adquirir terrenos nesses loteamentos também chamados de clandestinos. Estes loteamentos são áreas vendidas sem a devida aprovação legal pela prefeitura, cartório de registro de imóveis e órgãos ambientais. Pelo menos 20 destes já foram identificados nas áreas rurais do município.  Em um deles, a prefeitura chegou a instalar uma placa de alerta sobre a clandestinidade do loteamento, a qual foi retirada do local por terceiros não identificados.

    Na última segunda-feira (23) a 1ª Promotoria de Justiça de Ibiporã, (que responde por habitação e urbanismo) instaurou Inquérito Civil nº MPPR-0062.25.000143-5 para apurar mais um possível caso de implantação irregular de loteamento clandestino no município denominado "Recanto Água Bonita", sob a responsabilidade da "Seven Negócios Imobiliários", representado por L.F. Boltolasse, Incorporação de Empreendimentos Ltda, empresa de pequeno porte com capital social de R$ 15 mil reais com sede em Londrina.  

Publicidade

Leia Também:

O Outro lado

     A procuradora da empresa, Dra. Carolina Mendonça de Castro informa que a Bortolasse Incorporação e Empreendimento Ltda, esclarece que não há qualquer investigação ou processo contra a empresa. Relata ainda que a única execução existente, é contra um terceiro, de quem a empresa adquiriu um veículo de forma lícita e documentada sendo portanto, terceira de boa fé no processo. O bem, a que se refere teria sido penhorado indevidamente, o que a empresa já tem contestado judicialmente. 

   Para que fique justificado, a empresa nos encaminhou a comprovação de sua participação no certame como de boa fé, que adquiriu um veículo da empresa citada.  Relata ainda que teve o seu veículo de trabalho penhorado de forma errônea, sendo inclusive, a vencedora do certame.

   A prefeitura de Ibiporã alerta que investidores nesses lotes irregulares (são 21 em Ibiporã aguardando regularização segundo Promotoria) que  acabam resultando na perda do dinheiro investido. Esses loteamentos geralmente não possuem infraestrutura básica como água, luz, esgoto e ruas pavimentadas. Também alerta para os chamados "contratos de gaveta" que pode ser anulado, com devolução das parcelas pagas, dependendo do caso o  loteador pode sofrer sanções penais e multas. 

O que fazer se você comprou em um loteamento irregular:
  • Denuncie:
    Faça uma denúncia à prefeitura através do site oficial ou pelos telefones (43) 3178 8508 ou (43) 3178 8600. 
     
  • Procure orientação:
    Consulte um advogado ou procure o Ministério Público ou Procon para obter orientação sobre seus direitos e como proceder. 
     
  • Tente a regularização:
    Em alguns casos, pode ser possível buscar a regularização do loteamento, mas isso pode ser um processo complexo e demorado. 
FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/MPPR
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )