O MDB do Paraná realizou neste sábado (27), em Londrina, o Encontro Estadual do Partido e o lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Tercílio Turini à prefeitura. O presidente estadual do MDB, deputado Anibelli Neto, e a executiva do Paraná, recebem o presidente nacional do partido, deputado federal (SP) Baleia Rossi num grande encontro estadual no Hotel Crystal que reuniu mais de 800 emedebistas de todos os cantos do estado, pré-candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de quase 90 municípios.
O evento foi marcado com o lançamento do deputado estadual Tercílio Turini como pré-candidato a prefeito e serviu para compartilhar ideias, fortalecer laços e unir dirigentes, lideranças, filiados e amigos para o avanço do MDB nos municípios paranaenses. Além do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, do presidente estadual Anibelli Neto, o evento contou com a presença do deputado federal Sérgio Souza, o ex-governador Orlando Pessuti, Renato Adur, Ricardo Maia, dirigentes, lideranças e amigos do MDB.
Ibiporã foi representada com uma comitiva de filiados e pré-candidatos liderada pela presidente do diretório municipal Dra. Carolina Sacca que ocupou a tribuna das autoridades. Foi uma grande celebração da democracia e o sentimento de que o MDB está no caminho certo, crescendo a cada dia, e sairá ainda maior e fortalecido após as eleições municipais. O vereador de Ibiporã, Victor Carreri (União Brasil), marcou presença no evento para prestigiar o amigo médico, Tercílio Turini.
A pré-candidatura do deputado estadual Tercílio Turini (MDB) para prefeito de Londrina junta-se ao menos nove postulantes ao executivo. DE todos Turini é o mais experiente, com 80 anos de idade e mais de 40 anos na vida pública. Turini é médico formado pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), foi professor do curso, diretor do Hospital Universitário e chefiou a 17ª Regional de Saúde de 1984 a 86, no governo de José Richa.
Foi vereador por quatro mandados de 1993 até 2008 e está no quarto mandado de deputado estadual na Assembleia Legislativa. É com essa bagagem que pretende concorrer ao cargo de prefeito pela primeira vez. As duas últimas eleições em Londrina, em 2016 e 2020, foram definidas no primeiro turno pelo atual prefeito Marcelo Belinati. Na avaliação de Turini, a próxima eleição a prefeito deverá ser decidida no segundo turno, com muitas pautas importantes a serem debatidas, como saúde e educação.
Desde a juventude, Tercílio Turini participou de movimentos estudantis pelo MDB e foi um dos fundadores de PSDB em Londrina no final da década de 1980. Em 2005, foi para o PPS (atual Cidadania) e estava no PSD, do governador Ratinho Junior. Para viabilizar a candidatura a prefeito de Londrina, retornou ao MDB, partido que passa por uma restruturação no Paraná.
Comentários: