website page view counter

Folha Regional Online

Sabado, 15 de Novembro de 2025

Londrina

Londrina tem 2.369 casos de violações contra a pessoa idosa em 2025 e apenas 225 denúncias protocoladas; em setembro, foram 303 violações e 19 denúncias

Dados são do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e as violações implicam em maus-tratos, exploração sexual e até tráfico de pessoas;

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Londrina tem 2.369 casos de violações contra a pessoa idosa em 2025 e apenas 225 denúncias protocoladas;  em setembro, foram 303 violações e 19 denúncias
📸Divulgação/Assessoria de imprensa - Anhanguera
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até o final de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. O último Censo, produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o número de pessoas com 65 anos ou mais cresceu 57,4% em doze anos no Brasil. Já a população idosa com 60 anos ou mais chegou a 32,1 milhões de pessoas, 15,8% da população do país. O aumento é de 56% em relação a 2010, quando era de 20,5 milhões (10,8%). 

     Diante disso, a pauta violência contra a terceira idade vem à tona como forma de alerta para com os cuidados com esse público. De acordo com Ma. Camila Cardoso Lima, coordenadora do curso de Direito da Universidade Unopar Anhanguera, esse é um problema que afeta pessoas em todo o mundo, a campanha Junho Violeta, vem como forma de tratar desses aspectos.

    Segundo o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, a cidade de Londrina (PR), até o momento (30.09.2025), já registrou o total de 2.369 casos de violações (Qualquer fato que atente ou viole os direitos humanos de uma vítima. Ex. Maus tratos, exploração sexual) contra a pessoa idosa. Desse número, apenas 225 denúncias foram efetivadas (Quantidade de registros que demonstra a quantidade de vezes em que os usuários buscaram a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos para registrarem uma denúncia). 

Publicidade

Leia Também:

 Somente neste mês de setembro de 2025, Londrina teve 303 violações e apenas protocolos de denúncias efetivados. 

    Para a advoga e docente Camila, criar debates a partir de campanhas, contribui para a redução dessas violências, haja vista que isso causa um incômodo social e, por consequência, potencializa a criação de medidas ainda mais efetivas de combate a esse crime.
    “Por se tratar de um público mais vulnerável, é preciso enfatizar que os idosos não têm força ou métodos para se defender sozinhos e, portanto, é essencial redobrar os cuidados e a atenção com esse público, ouvi-los, acolhê-los”, destaca.

    Qualquer pessoa pode fazer denúncias, seja através das Polícias Militar (190) ou Civil (197), o Disque 100 (que funciona diariamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana) e canais eletrônicos. Ademais, órgãos como o Ministério Público, mais específico a Promotoria de Justiça com atribuição em matéria do Idoso, podem ser procurados para defesa dos direitos difusos e coletivos dessa classe uma vez que forem violados.
 Por fim, a especialista afirma que a fim de evitar a perpetuação da vulnerabilidade do idoso, é fundamental que a família exercite o amor e a paciência para lidar com os desafios da terceira idade. “Estabeleça diálogos e crie um ambiente de escuta adequado. Ouvir o idoso sobre o que ele está passando ajuda a identificar o problema. Além disso, registrar a denúncia é fundamental”, afirma Camila.
 

Para saber mais, acesse: População idosa MDHC.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Deiwerson Damasceno Dos Santos
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )