website page view counter

Folha Regional Online

Terça-feira, 30 de Junho de 2026
laboratório
laboratório

Educação

Legado de Inclusão: Professora Neusa Soares de Sá é Homenageada Nacional por Décadas de Dedicação ao Ensino Especial

Professora, mãe da vice-prefeita também será homenageada pela Câmara Municipal de Ibiporã

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Legado de Inclusão: Professora Neusa Soares de Sá é Homenageada Nacional por Décadas de Dedicação ao Ensino Especial
📸Redes sociais/Professora Neusa e a filha, vice-prefeita Mari de Sá
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    A educadora Neusa Soares de Sá, referência histórica do movimento apaeano em Ibiporã e no Paraná, foi agraciada como “Gestora de Destaque e Personalidade da Educação”. A homenagem a educadora foi indicada ao prêmio pelo senador Flávio Arns e recebeu o reconhecimento por uma atuação construída ao longo de décadas em Ibiporã, no Paraná e também em âmbito nacional.

   A premiação ocorreu durante a entrega da primeira edição do Prêmio Educação na Frente, promovido pela Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME) em parceria com o YouTube e a Unesco.   

Uma Vida Dedicada à Educação Especial

Publicidade

Leia Também:

   Dias atrás, nossa reportagem encontrou com a professora na avenida Paraná. Estava radiante levando nas mãos o aviso da indicação ao prêmio entregue em 9 de julho no SESI Lab em Brasília. Seus olhos brilhavam como de uma criança que acabava de receber um presente surpresa. Sem dúvida uma justa homenagem a quem dedicou uma vida a educação especial.

   Com uma trajetória marcada por superação e compromisso social, a professora Neusa dedicou décadas de sua vida à promoção da educação inclusiva e à defesa intransigente dos direitos das pessoas com deficiência. Seu papel foi fundamental para transformar a realidade de inúmeras famílias, consolidando a instituição como um pilar de acolhimento e desenvolvimento humano.

   Acompanhamos sua atuação ao longo do tempo, ultrapassando as salas de aula. À frente da APAE de Ibiporã como diretora e coordenadora, ela liderou a instituição com excelência, enfrentando e superando grandes desafios estruturais ao longo dos anos. A sua competência como gestora a levou a assumir posições de liderança estadual, incluindo a presidência da APAE de Ibiporã e da Federação das APAEs do Paraná.

   O reconhecimento concedido pela FPME celebra profissionais que produzem mudanças reais, muitas vezes distantes dos holofotes, mas com impacto concreto na vida de milhões de estudantes. Durante a entrega do prêmio em Brasília, a deputada Tabata Amaral, presidente da Frente Parlamentar, ressaltou que “a transformação da educação brasileira acontece todos os dias dentro das salas de aula, das escolas e das comunidades”.

   Nesse sentido, a atuação da professora Neusa foi exemplar. Ela não apenas ampliou o atendimento especializado no estado, como também foi peça-chave na construção e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à inclusão. A homenagem coroa uma carreira inteira pautada na igualdade de oportunidades e na construção de uma sociedade mais justa e acessível.

Moção de aplauso na Câmara Municipal de Ibiporã
  A Câmara Municipal de Ibiporã aprovou, em Sessão Ordinária o Requerimento de Moção nº 008/2026, de autoria do vereador Professor Mohamed (PL), de aplausos à professora Neuza Soares de Sá pelo recebimento do Prêmio Educação na Frente 2026, na categoria Personalidade da Educação.

  Durante a defesa da moção em plenário, o vereador Professor Mohamed afirmou que a homenagem é mais do que um aplauso formal, representando um reconhecimento público à extraordinária trajetória da educadora na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e na construção de uma educação mais inclusiva. Segundo ele, a atuação firme, sensível e comprometida de dona Neuza ajudou a transformar vidas e a fortalecer a educação especial em Ibiporã, no Paraná e no Brasil.

    Ainda de acordo com a manifestação do parlamentar, o trabalho desenvolvido por Neuza Soares de Sá contribuiu decisivamente para consolidar instituições ligadas ao atendimento e à educação especializada como referências em acolhimento, cidadania e promoção da dignidade humana. Também foi ressaltado que sua passagem pela Federação das APAEs do Paraná foi marcada pelo diálogo, pela defesa de políticas públicas inclusivas e pelo fortalecimento da rede apaeana em todo o estado.

 

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno/CMI/Assessoria
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )