O Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia de Londrina, Marcelo Canhada, tem na responsabilidade de sua pasta gestionar e aplicar de maneira competente a gestão do orçamento do município de Londrina, além da relação institucional com os Governos Federal e Estadual. No início da semana passada esteve em Brasília em agendas importantes, prestando contas de Convênios e cobrando a liberação de recursos.
Esta pasta, é o coração da máquina pública. É nesta secretaria que se promovem a maioria das ações em favor do desenvolvimento urbano e planejamento do futuro da cidade. E neste quesito, o prefeito Marcelo Belinati, tem colocado as pessoas certas, em cada pasta. Não há dúvida que Londrina mudou muito nos últimos quatro anos. A cidade é um canteiro de obras que não para, e isto, há muito não se via acontecer. Elas estão nos quatro cantos da cidade. Neste final de semana, o secretário Marcelo Canhada como de costume, tira a manhã para visitar e fiscalizar as obras em andamento.



Secretário Marcelo Canhada tem acompanhado pessoalmente as obras até em finais de semana
Ontem pela manhã, esteve no Lago Igapó II, fiscalizando uma importante obra conquistada pela administração municipal junto à Sanepar após muitas discussões e reuniões na capital.
A obra iniciada nas ruas Pedro Marcos Prado e Joaquim de Mattos Barreto, próximo ao Lago Igapó, é parte de um pacote de investimento de R$ 172 milhões no município, que substituirá uma um antiga rede de abastecimento, da década de 60 hoje abastece toda a região da Gleba Palhano conduzindo a água do Ribeirão Cafezal até a estação de tratamento da Avenida Juscelino Kubitscheck (JK).
Esta obra, não vem só pela necessidade de modernizar a rede e redimensioná-la para atender as necessidades do desenvolvimento da cidade, mas proporcionar também, condições para uma outra grande obra do município que é a construção de um viaduto na confluência das avenidas Ayrton Senna com a Madre Leônia Milito.

Hoje naquela local ocorre um grande fluxo de veículos que já exige da administração, ações que visem minimizar o trânsito no horário de rush, além de proporcionar melhores condições de trafegabilidade.
Conhecida como a rotatória do chafariz, ali será feito um túnel com viaduto que irá transpor as duas avenidas que já são as mais movimentadas de Londrina. A mudança da adutora (são canos gigantescos) da Ayrton Senna com a Madre Leônia, é importante para manter o sistema de abastecimento funcionando normalmente na região que responde por 30% do abastecimento no município. Por isso o trabalho da Sanepar vem sendo acompanhado por técnicos e engenheiros também da prefeitura. A Sanepar por sua vez, investe em tecnologia optando por novos equipamentos no sistema durante a obra. Para execução deste novo traçado da tubulação, serão investidos R$ 10,2 milhões.
O sistema hoje, já obsoleto só possui capacidade para atender por um dia. Daí a necessidade de funcionar 24 horas para atender um consumo de 230 milhões de litros de água por dia.

Nesta rotatória, a prefeitura de Londrina irá transpor as avenidas com um túnel e um viaduto desafogando o trânsito na região
Como toda obra importante de de grande impacto, haverá de alguma forma necessidade de remanejamento em vias de trânsito, como ocorrem na avenida Leste Oeste onde está sendo executado outro viaduto, e assim também será num outro viaduto de acesso a PUC. Buscando amenizar os efeitos no trânsito, esta etapa do projeto de substituição da adutora será realizada em três fases, sempre aos finais de semana, até 6 de março. Mas após a conclusão destas importante obras, a cidade estará contemplada com um sistema viário satisfatório pelas próximas décadas. “Acima de nosso compromisso, está nosso amor por Londrina. Este é o compromisso desta administração desde o início”, concluiu o secretário.

Comentários: