website page view counter

Folha Regional Online

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Trânsito

Indicação de Vereadora Maria Galera, pede volta de mão dupla na Av. José Bonifácio

Avenida possui tráfego menor do que pode comportar o que não justifica ser mão dupla

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Indicação de Vereadora Maria Galera, pede volta de mão dupla na Av. José Bonifácio
Googlestreetview.net
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.


Indicação de Vereadora Maria Galera, pede volta de mão dupla na Av. José Bonifácio

Avenida possui tráfego menor do que pode comportar o que não justifica ser mão dupla

     A vereadora Maria Aparecida Galera - PTB apresentou na sessão de segunda-feira, indicação ao prefeito municipal,  e a secretaria competente, em especial com o departamento de trânsito de Ibiporã, a volta da mão dupla na Avenida José Bonifácio, no centro da cidade.  Ela justificou que a referida via é ampla e portanto tem capacidade de possuir transito de veículos nos dois sentidos, sem prejudicar a mobilidade daquela região. 
Tal indicação se justifica pelas inúmeras reivindicações que nosso gabinete tem recebido no sentido que a referida via volte a ter sentido duplo, visto que ao ter passado a ser mão única inviabilizou o acesso a parte central da cidade por parte daqueles que necessitam acessar o centro, de outro lado verifica-se que tal via passou a ter movimento bem menor do que pode comportar, não justificando-se a mudança imposta.


     Esta esquina com a rua Primeiro de Maio já foi palco de vários acidentes de trânsito

    A avenida passou a ser mão única desde a implantação do “sistema binário”, implantado na gestão anterior do prefeito José Maria com a intensão de dar maior fluidez ao tráfego, o que promoveu algumas mudanças no trânsito que não agradou a muitos. Suas rotatórias centrais em formato de “absorvente higiênico” fora na época motivo de chacota, ganhando o apelido de “sempre-livre”. A mudança para mão única na José Bonifácio, acabou por causar inúmeros acidentes de trânsito desde a sua implantação, seja no cruzamento com a avenida Engenheiro Beltrão, seja com a Rua Primeiro de Maio.  As mudanças também provocaram desconforto na mobilidade de urgência para veículos de socorro como ambulâncias, por exemplo com destino ao Hospital Santa Terezinha, que encontra “contramão” seja no acesso via Engenheiro Beltrão, ou na própria José Bonifácio, que obriga os veículos a enfrentarem o caótico trânsito no quadrilátero central que tornou a avenida Paraná, única via de acesso a receber todo o tráfego das vias paralelas. Um aborto de inteligência.
     Quem ganhou com as mudanças, foi apenas a empresa que explora as vagas de estacionamento rotativo, com demarcações nos dois lados da via. A indicação da vereadora, encontra suporte na opinião popular, e na premente necessidade de facilitar o acesso ao centro pela única via alternativa que liga a zona norte e a zona sul sem precisar trafegar por toda a 19 de dezembro até o centro.
    Tal medida se atendida, com certeza amenizará os impactos no trânsito no gargalo que tornou-se a rotatória central que interliga as avenidas Santos Dumont e Paraná, comprometidas ainda como acesso da BR-369 para a PR-090. Tudo passa pelo “gargalo” imposto pela rotatória de “papai sabe-tudo”. O trânsito do centro há muito já pede semáforo. Entretanto, rotatórias licitadas, supostamente é mais vantajoso. Resta saber para quem? Para o trânsito na cidade em alguns locais parece não ter sido.
    Alguém se lembra quanto foi pago pelo conjunto de rotatórias instituídas na proposta de mudança de trânsito? Alguém se recorda se algum vereador questionou as despesas da época para o que está aí? Pois é!
Parabéns pela indicação vereadora! Uma indicação para instalação de semáforos em alguns pontos da área central, também será bem vindo.

Publicidade

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: Googlestreetview.net
Comentários:
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!