A partir desta segunda-feira (19) famílias de Londrina e outras dez cidades do Paraná com crianças de até 6 anos em casa podem receber visitas de pesquisadores do Ministério da Saúde para avaliação de hábitos alimentares, aleitamento materno, estado nutricional antropométrico e deficiência de vitaminas e minerais.
Os entrevistadores estarão uniformizados com camiseta e crachá. Eles irão realizar perguntas sobre amamentação, medir peso e altura, além de agendar outra visita para coleta de sangue das mães e crianças com mais de seis meses. De acordo com a pasta, a ação faz parte do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2024), cujo objetivo é conhecer o cenário alimentar e nutricional das crianças brasileiras depois da pandemia de Covid-19.
Serão realizados hemograma completo e análise de marcadores de deficiência de vitaminas e minerais, como ferro e vitamina A. Quando houver necessidade, a família será encaminhada ao posto de saúde para acompanhamento. As visitas domiciliares vão acontecer em Londrina, Curitiba, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Cascavel, Colombo, Guarapuava, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa.
Comentários: