A apresentação oficial do tão aguardado Terminal Metropolitano de Londrina na última sexta-feira (26), e com previsão para ser licitado já em julho foi motivo de comemoração pelo deputado estadual, Tercílio Turini (MDB). O empreendimento que vai receber um investimento aproximado de R$ 43 milhões vem responder a uma demanda histórica de mais de três décadas, especialmente dos moradores da região que transitam entre as cidades do entorno de Londrina. "Não tenho dúvidas que este investimento do Governo do Paraná chega com o objetivo de facilitar o dia a dia da população que utiliza o transporte coletivo, garantindo mais agilidade nas viagens e conforto para aqueles que utilizam os dois sistemas (urbano e metropolitano) e também valorizando ainda mais a região central de nossa Londrina", destacou o parlamentar londrinense.
O novo terminal vai atender milhares de trabalhadores e estudantes que se deslocam diariamente entre Londrina e cidades como Cambé, Ibiporã, Rolândia, Jataizinho, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Assaí e São Sebastião da Amoreira. A previsão é que o edital de licitação seja lançado até julho de 2025, com prazo de execução de 20 meses após a contratação da empresa responsável.
"Todos os dias, cerca de 50 mil pessoas fazem este tipo de deslocamento e só temos que comemorar este esforço conjunto de todos os envolvidos nessa obra tão significativa que finalmente sairá do papel graças a iniciativa do governador Ratinho Junior, por meio da Secretaria das Cidades e da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep)", observou Turini.
O terminal será o primeiro do Estado modelado com a tecnologia BIM (Building Information Modeling), que garante mais precisão técnica e controle de qualidade. Ele também contará com energia solar fotovoltaica, reafirmando o compromisso do Paraná com a sustentabilidade. Além das áreas de embarque e desembarque, o projeto inclui setores administrativos, bicicletário, lanchonetes, sanitários (que devem atender o público interno e externo ao terminal), sala para motoristas, restaurante, quadra poliesportiva, playground, estacionamento, espaços arborizados e academia ao ar livre além de uma passarela de integração com o terminal urbano de Londrina. Também estão previstas estruturas como um restaurante que atenderá especialmente quem está de passagem, acessibilidade e espaços para exposições e atendimento ao público com serviços estaduais e municipais.
Ao todo, serão cinco mil metros quadrados de área construída. O objetivo é que os espaços possam ser utilizados não só pelos passageiros, mas pela comunidade em geral. “O Governo teve toda uma preocupação quando adquiriu o terreno que está estrategicamente localizado para fazer o melhor uso possível dessa área. É um espaço importante, promovendo uma grande integração do transporte coletivo urbano e metropolitano. Sem dúvida, este investimento será um marco na mobilidade urbana de nossa cidade", finalizou o deputado.
Além do conceito arquitetônico, a empresa responsável pelo projeto também realizou estudos sobre a atualização das linhas a serem atendidas, horários e quantidade de passageiros, demanda de serviços, lojas e comércios que podem ser atendidos pelo terminal, prognóstico de demolição, terraplanagem, fundação, drenagem, estrutura, pavimentação, paisagismo e sinalização.
Comentários: