website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 05 de Julho de 2026
laboratório
laboratório

Política

Deputado Cobra Repórter apresenta projeto que altera lei sobre o uso de dispositivos eletrônicos nas escolas do Paraná

Deputado vai na onda dos paulistas, cujo projeto no estado aguarda sanção do governador Tarcíso de Freitas

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Deputado Cobra Repórter apresenta projeto que altera lei sobre o uso de dispositivos eletrônicos nas escolas do Paraná
Divulgação/ALEP/Valdir Amaral
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    O deputado estadual Cobra Repórter apresentou na última segunda-feira (18), um projeto que modifica a Lei Estadual nº 18.118, de 24 de junho de 2014, que proíbe o uso de dispositivos eletrônicos nas salas de aula das escolas públicas e privadas do Estado do Paraná. A proposta busca aprimorar a legislação, estabelecendo novas diretrizes para o uso pedagógico e definindo situações de exceção para estudantes com necessidades especiais.

   De acordo com o texto do projeto, a nova redação do Artigo 1º amplia a proibição do uso de dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets e relógios inteligentes, para todas as instituições de ensino fundamental e médio do estado. Esses aparelhos só poderão ser utilizados em sala de aula em situações expressamente autorizadas pela lei. O objetivo é garantir que o uso dos dispositivos seja exclusivamente para fins pedagógicos ou em casos de necessidades específicas.

    “Tomamos a liberdade de apresentar a proposta levando em conta as mudanças tecnológicas e os desafios que surgiram ao longo dos anos. Esta é uma preocupação de diversas lideranças do setor da educação, com o impacto crescente da tecnologia digital no ambiente escolar, considerando tanto as oportunidades para o desenvolvimento pedagógico quanto os desafios associados ao uso inadequado desses dispositivos”, afirmou o deputado.

Publicidade

Leia Também:

   Cobra Repórter mencionou ainda que o projeto foi inspirado por debates e mudanças legislativas em outros estados, como São Paulo, que recentemente aprovou uma lei similar. Além disso, ele destacou a necessidade de adaptar a legislação paranaense, que já conta com mais de 10 anos, para enfrentar os desafios do cenário atual.

    O deputado também ressaltou os benefícios potenciais do uso pedagógico controlado dos dispositivos eletrônicos: “Estudos mostram que o uso irrestrito de dispositivos eletrônicos em sala de aula contribui para a dispersão da atenção dos estudantes, prejudicando o foco nas atividades pedagógicas e interferindo no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. No entanto, temos que reconhecer também o potencial pedagógico desses dispositivos quando utilizados de forma controlada e responsável, como em atividades que requerem conteúdos digitais específicos ou ferramentas educacionais. Com base nessa perspectiva, este projeto permite o uso de dispositivos eletrônicos em situações pedagógicas devidamente supervisionadas, promovendo o aprendizado digital de maneira construtiva e segura. Além disso, assegura o direito dos alunos com deficiência a usarem recursos tecnológicos essenciais para sua inclusão, alinhando-se aos princípios de igualdade e acessibilidade".

A proposta ainda prevê o estabelecimento de canais de comunicação acessíveis para pais e responsáveis nas instituições de ensino.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Gabinete/Meire Bicudo/Veruska Barison
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )