Depois de passar por vários municípios do estado, a caravana “Pactos pela Cultura” chega à Ibiporã. O evento acontecerá a partir das 13h deste sábado (04), no Auditório do Museu do Café (Av. Pref. Mário de Menezes, 1113 - Centro). As inscrições para o encontro podem ser feitas por meio do formulário que pode ser acessado no link abaixo.
Formulário (copie o link e cole no seu navegador)
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScKwuC3vdtC0mUyFWe-JBFxOtWzQWFUfX9u5-1nYcQFeKZjFA/viewform?usp=send_form
Com uma programação extensa, o evento inclui um painel sobre o Sistema Nacional de Cultura, o Programa Nacional dos Comitês de Cultura e a Política Nacional Aldir Blanc; Atividades culturais, além de oficinas de planejamento e redação para projetos culturais e ensino de interpretação à editais da cultura.
Com o investimento de mais de R$15 bilhões para financiar a arte e a cultura do Brasil, o maior valor da história, a iniciativa do Comitê de Cultura do Paraná tem o propósito de promover a integração regional e aproximar os gestores públicos da sociedade civil no planejamento e execução da Política Nacional Aldir Blanc.
“A caravana é pensada para promover o diálogo, a colaboração e a troca entre municípios com realidade semelhantes, dando protagonismo aos agentes locais, para que o dinheiro da Política Aldir Blanc possa ser usado de maneira estratégica, de acordo com as necessidades e a vocação de cada lugar”, explica Bruno Vanhoni, coordenador do Comitê de Cultura Paranaense e integrante do Coletivo Soylocoporti.
O Paraná, incluindo o governo do estado e seus 399 municípios, receberão ao todo quase R$600 milhões até 2027. “A maioria das nossas prefeituras nunca teve acesso a tantos recursos para investir no setor cultural”, completa Vanhoni.
Comitê de Cultura do Paraná
Instalados em todos os estados do Brasil em 2024 pelo Governo Federal, os Comitês de Cultura têm o papel de facilitar o acesso de artistas e produtores a recursos financeiros e demais políticas públicas, respeitando a nossa diversidade cultural.
No Paraná, o Comitê é liderado pelo Coletivo Soylocoporti, uma organização com 20 anos de experiência. A rede também é formada pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro), de Rio Bonito do Iguaçu, e pelo Instituto Cidadania, de Londrina.
Na região norte do estado, o Instituto Cidadania atuará nos 22 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar). São eles: Alvorada do Sul, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabáudia, Sertanópolis e Tamarana.
A caravana será realizada durante os meses de agosto e setembro de 2025 e se encerrará em Londrina, com um grande evento em outubro. Já durante outubro e novembro, o Comitê voltará a visitar os municípios da Amepar, desta vez, levando atividades de formação. A intenção nesta segunda caravana é oferecer oficinas de elaboração de projetos, culminando em um evento de encerramento em Ibiporã, em dezembro.
O último encontro deste ciclo pelo Instituto Cidadania foi realizado em 27 de setembro, em Jataizinho.. Até o momento, a caravana já passou pelas cidades de Tamarana, Londrina, Cambé, Rolândia e Arapongas.
Comentários: