Londrina terá menos candidatos à vereador nesta eleição O número de candidatos neste ano teve uma redução de 40% em relação à última eleição municipal, em 2020. Em 2024, são 342 candidatos. Há quatro anos atrás, foram 571, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A quantidade diminuiu por alterações promovidas na legislação eleitoral que mudaram regras para composição das chapas.
O TSE estabeleceu limites para os partidos e federações, o que reduziu o número de candidatos. O Paraná também registrou menos candidatos ao cargo de vereador nas eleições deste ano em comparação a 2020. Em 2024, são 31.351 candidaturas. Na última eleição municipal, foram 34.329. Em 2020, o candidato eleito em primeiro lugar fez cerca de 6 mil votos, enquanto o último obteve pouco mais de 1,7 mil votos. Com menos candidatos, a expectativa é de aumento no número de votos necessários para se eleger.
Em Londrina a candidata do PMB - Partido da Mulher Brasileira, Mara Boca Aberta concorre sozinha precisando fazer 15 mil votos para se reeleger. A vereador mais votada da história daquele município enfrenta uma série de tentativas de impugnar sua candidatura, dado ao fato de incomodar o "sistema" com suas ações de fiscalização e denúncias do que encontra de errado. Agora é o Ministério Público Eleitoral que pede sua impugnação ainda não julgada. A eleição para o cargo de vereador será no dia 6 de outubro.
Comentários: