website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024

Regional

Cães acuam Onça-parda (Sussuarana) em cima de árvore em Apucarana

Felino ficou acuado por cachorros de uma propriedade na tarde de ontem

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Cães acuam Onça-parda (Sussuarana) em cima de árvore em Apucarana
Divulgação/g1PR
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

     Uma onça-parda foi flagrada na tarde de ontem, domingo (12) após ser vista por moradores em uma árvore na área rural de Apucarana, no norte do Paraná. Nas imagens, que correram as redes sociais é possível ver o animal acuado em um tronco de uma árvore.  Segundo o biólogo Fernando Felipe, que foi acionado pelo Corpo de Bombeiros, falou que os cachorros de uma propriedade acuou o animal em cima da árvore.

   O felino tem em torno de dois anos e, provavelmente, se perdeu da mãe em meio à mata. Monitorado por câmeras, o animal ficou em observação e saiu do local na noite do mesmo dia e foi embora.  Em junho de 2022 o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), com apoio da Guarda Municipal (GMA), Corpo de Bombeiros, veterinários da Faculdade Unifil de Londrina e o mesmo biólogo Fernando Felipe, realizaram o monitoramento e captura de uma onça-parda macho e de aproximadamente três anos de idade. 

Publicidade

Leia Também:

Onça-parda capturada pelos Bombeiros em 2022 nos fundos da UPA em Apucarana

     Naquela oportunidade, o animal foi avistado pela manhã nos fundos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), situada no Jardim Caravelle, em terreno baldio com acesso pela Rua Capitão-do-Mato. O procedimento para a captura segura do animal exigiu longo tempo. As equipes realizaram monitoramento e avaliação necessários para a manutenção do bem-estar do animal e minimização de riscos de acidentes. Só no período da tarde foi realizada a sedação através de dardos tranquilizantes, sendo a onça capturada e enviada para Londrina, para receber os cuidados necessários e depois ser devolvida na natureza. 
   A onça foi capturada de maneira segura e adequada. Ela foi encaminhada para o hospital veterinário de Londrina, passou por avaliação e posteriormente foi devolvida ao seu habitat natural. É possível que a Onça que apareceu neste domingo, seja filhote da família de Sussuaranas que habitam a zona rural daquele município.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/g1PR
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!