Uma onça-parda foi flagrada na tarde de ontem, domingo (12) após ser vista por moradores em uma árvore na área rural de Apucarana, no norte do Paraná. Nas imagens, que correram as redes sociais é possível ver o animal acuado em um tronco de uma árvore. Segundo o biólogo Fernando Felipe, que foi acionado pelo Corpo de Bombeiros, falou que os cachorros de uma propriedade acuou o animal em cima da árvore.
O felino tem em torno de dois anos e, provavelmente, se perdeu da mãe em meio à mata. Monitorado por câmeras, o animal ficou em observação e saiu do local na noite do mesmo dia e foi embora. Em junho de 2022 o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), com apoio da Guarda Municipal (GMA), Corpo de Bombeiros, veterinários da Faculdade Unifil de Londrina e o mesmo biólogo Fernando Felipe, realizaram o monitoramento e captura de uma onça-parda macho e de aproximadamente três anos de idade.
Onça-parda capturada pelos Bombeiros em 2022 nos fundos da UPA em Apucarana
Naquela oportunidade, o animal foi avistado pela manhã nos fundos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), situada no Jardim Caravelle, em terreno baldio com acesso pela Rua Capitão-do-Mato. O procedimento para a captura segura do animal exigiu longo tempo. As equipes realizaram monitoramento e avaliação necessários para a manutenção do bem-estar do animal e minimização de riscos de acidentes. Só no período da tarde foi realizada a sedação através de dardos tranquilizantes, sendo a onça capturada e enviada para Londrina, para receber os cuidados necessários e depois ser devolvida na natureza.
A onça foi capturada de maneira segura e adequada. Ela foi encaminhada para o hospital veterinário de Londrina, passou por avaliação e posteriormente foi devolvida ao seu habitat natural. É possível que a Onça que apareceu neste domingo, seja filhote da família de Sussuaranas que habitam a zona rural daquele município.
Comentários: