website page view counter

Folha Regional Online

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Meio Ambiente

Prefeitura homologa empresa para captura e guarda de animais de grande porte

Cavalos e bois que estiverem soltos serão capturados e seus proprietários responsabilizados

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Prefeitura homologa empresa para captura e guarda de animais de grande porte
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

   

A Prefeitura Municipal de Ibiporã já pode realizar o serviço de apreensão e recolhimento de animais de grande porte encontrados em áreas urbanas. O prefeito José Maria Ferreira homologou o Processo Administrativo 343/21, Pregão 79/2021 após um longo embate administrativo entre as empresas participantes da licitação cuja decisão final, partiu de avaliação do próprio prefeito, após análise do processo licitatório e os pareceres da Comissão de Licitação.

    O embate se arrastava desde novembro de 2021 e a administração municipal, há muito vinha sendo cobrada para uma tomada de providências neste sentido. O prefeito, no entanto, só tomou iniciativa depois que três cavalos invadiram o saguão da prefeitura e em seguida dispararam pelo estacionamento causando apreensão aos servidores que ali deixam seus veículos bem como a própria frota da prefeitura. Também há versão de que recebeu recomendação administrativa do Ministério Público que entendia a situação como caso de saúde pública, mas esta informação não foi confirmada.

Publicidade

Leia Também:

    No entanto, a situação dos animais de grande porte, foi resolvida antes do esperado "Centro de Zoonozes". Este há muito tempo é prometido e não sai do papel.  Há rumores de que o município estaria estudando um local para tal, mas já se foram dois mandatos do atual prefeito e mesmo recebendo meio milhão de reais para tal, não o fez, e nem prestou contas do que fez com o dinheiro devolvido pela Câmara Municipal para esta finalidade.

Para garantir mais segurança, evitar acidentes de trânsito e colaborar com a saúde pública, a Prefeitura deverá pagar pouco mais de R$ 10 mil reais mensais a empresa vencedora da licitação para que proceda o serviço de recolhimento de animais de grande porte (Equinos, Bovinos, Ovinos, Caprinos, Bubalinos, Muares e Suínos) dentro dos limites do município. São incontáveis o número de animais soltos pelas ruas da cidade, colocando em risco não só pedestres como também o trânsito de veículos e que não eram capturados por falta de um local adequado para serem transportados e cuidados.

A atividade agora deve ser desenvolvida pela empresa "Amigão Recolhimento de Animais", de Reginaldo Gumiero, sediada na Rua Paranavai, no Jardim San Rafael contratada por R$ 120.408,00 (cento e vinte mil, quatrocentos e oito reais) pelo período de um ano onde os animais recolhidos serão alojados com estrutura adequada onde recebem alimentação, abrigo e cuidados veterinários específicos até a localização do dono do animal. As ações serão supervisionadas pela administração municipal através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente. Quem encontrar alguma animal na zona urbana deve comunicar a Prefeitura pelos telefones (43) 3178-8454.

 
 
 
 
Comentários:
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!