website page view counter

Folha Regional Online

Segunda-feira, 27 de Abril de 2026
laboratório
laboratório

Londrina

Familias italianas pioneiras em Londrina serão homenageadas pelo deputado Tercílio Turini

Cerimônia acontece hoje, sexta feira (23) no auditório da OAB em comemoração aos 150 anos da imigração italiana ao Brasil

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Familias italianas pioneiras em Londrina serão homenageadas pelo deputado Tercílio Turini
📸Divulgação/Assessoria
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    Famílias italianas que ajudaram a construir Londrina vão receber diploma de Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, numa iniciativa do deputado estadual Tercílio Turini (MDB) com apoio do Museu Histórico/UEL/Associação Bravissimi/Biblioteca Pública/Secretaria Municipal de Cultura, Instituto UP e outras instituições.

    É um reconhecimento a contribuição dos imigrantes e descendentes na história e no desenvolvimento do município. A homenagem marca também os 150 anos da imigração italiana ao Brasil. Estão confirmadas cerca de 200 famílias que chegaram até 1960, ou anos próximos, e atuaram em diversas áreas na época da colonização e na construção do que é hoje Londrina. Os italianos representam a maior comunidade estrangeira entre os pioneiros - os registros oficiais apontam mais de 600 famílias.

 

Publicidade

Leia Também:

   "Famílias corajosas que trabalharam na lavoura de café e em ofícios manuais. Trouxeram a alegria do convívio, a cultura e os costumes, a comida, a força do trabalho e a vontade vencer. Os italianos são patrimônio de Londrina", ressalta Turini, neto de italianos que chegaram ao Brasil no final de 1870.

   A entrega da Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná está marcado para esta sexta feira (23) às 19 horas no auditório da OAB Londrina. O presidente da ALEP, deputado Alexandre Curi e autoridades locais devem participar da solenidade. Os homenageados preencheram formulários com informações sobre suas famílias que serão repassados ao Museu Histórico e outras instituições como dados históricos para acrescentar à preservação da memória de Londrina.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Assessoria Parlamentar/ALEP
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )