Com mais de 32 anos de experiência no comércio com representações de vendas de autopeças no Paraná, o empresário apaixonado por carros esportes, e música sertaneja raiz, Luiz Garcia, diretor presidente da "G. de GARCIA" Representações Ltda, em Curitiba, dá a receita de sucesso. Para ele, como dizia a filósofa Zoraide Franco, "A propaganda é a alma do negócio", e "em vendas, quem é visto...é lembrado". Daí a importância de ver a publicidade não como despesa, mas investimento. Todo o investimento tende a trazer retorno. As grandes marcas não deixam de anunciar.
Não é segredo para ninguém que um dos mercados mais disputados está no ramo de autopeças. Só no Paraná a frota de veículos passa de 8,5 milhões emplacados. Este ano, o Detran fechou até julho, 146.334 veículos no primeiro semestre de 2024. E quem conhece bem este ramo, com larga experiência em vendas, dá a dica lembrando que para driblar a concorrência e conquistar espaço no mercado é preciso duas coisas: "ter mercadoria de qualidade, e não deixar de dar atenção ao cliente", explica Garcia. "O segredo é passar mais tempo com o cliente. A tradição da empresa também conta muito especialmente quando se trabalha com produtos de qualidade reconhecida no mercado. Agir com honestidade e seriedade é essencial para quem atua nesta área. Quem dá assistência e atenção ao cliente não deixa espaço para os concorrentes", ensina o empresário.
Luiz Garcia está no ramo de autopeças desde os anos 70. Filho de caminhoneiro, tomou gosto pelo ramo ao candidatar-se a uma vaga na Eletropar, uma das maiores distribuidoras de autopeças do sul do país com uma presença sólida em 17 cidades brasileiras. O empresário lembra que durante os primeiros cinco anos na empresa, consagrou-se como um campeão de vendas. Era o início de uma carreira de sucesso como vendedor número 1, o que rendeu-lhe troféus, viagens e até mesmo veículos. Além de ainda hoje continuar com a Eletropar, Garcia tem sua própria empresa de representações trabalhando com a Bepo Acessórios, Rodas Shock, PPM Borrachas, Astro Catracas, e D. Vieira Tecidos. A empresa G. de Garcia tem hoje seis prepostos para atender todo o Paraná, além do escritório da sede no bairro de Água Verde, em Curitiba.
Um dos desafios do ramo é enfrentar a concorrência de mercado paralelo, com produtos de segunda linha que brigam por um espaço no mercado. "Grande parte dos consumidores se deixam iludir por preços mais baixos e acabam pagando menos, por peças de qualidade duvidosa, uma vez que, se o preço é baixo é porque a matéria prima também é desvalorizada", observa.
"O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo. E, de um modo geral, seja qual for seu ramo para lidar com essa realidade, é necessário saber identificar e analisar em que estrutura de mercado o seu negócio está inserido. Nesse sentido, é fundamental ter conhecimento sobre como funciona a concorrência entre as empresas. Esse é um dos fatores que devem ser levados em conta pelo negócio na hora de determinar preços, avaliar a quantidade produzida, os padrões de qualidade, entre outros fatores. É possível antecipar, suprir e até criar novas necessidades e preferências no público que o seu mercado de atuação tem como alvo, assim garantindo uma vantagem em relação a concorrência. Assim, será possível tomar as decisões mais adequadas para colocar os negócios na direção certa", finalizou Garcia.
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