website page view counter

Folha Regional Online

Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024
laboratório
laboratório

Esportes

Atletas de Ibiporã participam de tradicional prova de rua realizada em Maringá

Maior prova do Estado do Paraná reuniu este ano, 6.400 corredores de 10 Estados e 4 países

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Atletas de Ibiporã participam de tradicional prova de rua realizada em Maringá
Rafael Macri/PMM
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    Um grupo de atletas de Ibiporã participou neste feriado de Tiradentes (ontem sexta-feira, 21), da retomada da tradicional corrida de rua de Maringá após três anos. A Prova Rústica Tiradentes 2023 reuniu 6 mil e 400 atletas e movimentou as ruas da cidade com trajeto de 10 km na competição principal. O vencedor geral no masculino foi o atleta queniano Vestus Cheboi Chemjor, que completou a prova com o tempo de 29’45. A primeira mulher a cruzar a linha de chegada foi Felismina Vendohali Tchianda Cavela, com tempo de 34’55. 
     O prefeito em exercício, Edson Scabora, destacou a importância da competição, que movimenta a cidade. “Neste ano, que marca a retomada da prova, tivemos a participação de atletas de 210 cidades de 10 estados brasileiros e atletas internacionais. Além disso, o mais importante é que podemos proporcionar, por meio da competição, alegria, diversão e qualidade de vida para a comunidade”, afirmou.

 

  A angolana Felismina Vendohali Tchianda Cavela e o queniano Vestus Cheboi Chemjor venceram na categoria principal

Publicidade

Leia Também:

    A prova apresentou percurso diferenciado para crianças e adolescentes. A última edição bateu recorde de inscritos com a participação de atletas de 223 cidades de nove estados. “A Tiradentes é uma das mais tradicionais provas de rua do país. É realmente um dos eventos mais concorridos e esperados dentro da nossa agenda esportiva, afirmou o secretário de Esporte e Lazer”, Robson Xavier.
    O atleta Vestus Cheboi Chemjor, que já disputou grandes provas de corrida, celebrou a vitória em Maringá. Angolana, Felismina Vendohali mora no Brasil há 11 anos e veio de Presidente Prudente (SP) para disputar a prova. Foi a terceira vez que ela participou da competição, mas ainda não tinha levado o primeiro lugar. “A Prova Rústica Tiradentes é difícil, mas o maior adversário não é o colega, é você mesmo. E eu superei os meus próprios desafios e estou muito feliz”, disse. 

 
   A maringanense Regina Diniz participou pela primeira vez da prova e correu acompanhada da pet Luna. “É bom que ela me puxa na subida”, disse a corredora aos risos. Além da prova principal, crianças e adolescentes participaram de outros percursos. Receberam premiação em espécie e troféus os primeiros cinco classificados de cada categoria, masculino e feminino. Todos os atletas receberam uma medalha por participação e lembrança da prova.  

 

   A SERLA, Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer de Ibiporã, ainda não divulgou a relação de atletas que participaram e suas performances na prova. Nas redes sociais apenas uma foto (acima) do grupo, comemorando o passeio e exibindo as medalhas.
   A Prova Rústica Tiradentes, que ganhou nova identidade visual este ano, é homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e faz parte do calendário nacional desde 1997. A corrida de rua, que ocorre desde 1975, é realizada no mês de abril em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, o patrono da Polícia Militar.

Confira os ganhadores da Prova Rústica 2023 na categoria geral 

Geral Masculino 
1º - Vestus Cheboi Chemjor - 29’45,549
2º- Wendell Jeronimo Souza - 30’03,504
3º- Gilmar Silvestre Lopes - 30,21,177
4º- Robson Pereira de Lima -31’01,751 
5º- Carlos Henrique de Souza - 31’08,031

Geral Feminino
1º- Felismina Vendohali Tchianda Cavela - 34’55,293 
2º - Marcela Cristina Gomez Cordeiro - 35’30,986
3º - Jaciane Barroso de Jesus - 35’46,627 
4º - Susane de Araújo Martins - 36’04,322
5º - Carmen Patrícia Martinez Aguilera - 36’34,825 

 

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Murillo Saldanha/PMM
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!