website page view counter

Folha Regional Online

Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Local

A Polícia Civil realiza Operação Escola Segura no Paraná e mais quatro estados

Ação dos agentes começou ainda de madrugada em operação comandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
A Polícia Civil realiza Operação Escola Segura no Paraná e mais quatro estados
Policia Civil/Agência Brasil
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

   Numa operação comandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, agentes da Policia Civil do Estado do Paraná colocaram em prática a “Operação Escola Segura”. O trabalho de inteligência acontece simultaneamente em cinco estados do pais para investigar ameaças de ataques a escolas, realizadas por meio virtual, contra estudantes.

   A operação integra também a Polícia Federal e guardas municipais em várias localidades e é articulada desde o ataque a uma creche em Blumenau (SC) no dia 6, quando quatro crianças foram assassinadas  e cinco ficaram feridas.
     Os agentes executam também buscas e quebras de sigilo. Pelo menos 10 mandatos foram expedidos pela Justiça e estão sendo cumpridos desde esta madrugada.  Policiais Civis de Londrina (foto) também madrugaram para iniciar as ações logo pela manhã em escolas do município  e região metropolitana atendendo a solicitação das autoridades locais. 

Publicidade

Leia Também:

    Menores foram identificados através do serviço de inteligência e supostamente praticaram “atos infracionais” equiparados aos delitos de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime, associação criminosa, além de crimes previstos no Estatuto do Desarmamento. As ordens de apreensão destes menores são realizadas nas cidades de Blumenau, Curitiba e Guaíra (PR), Recife, São Paulo, Itapira, São José dos Campos e Salto (SP) e Barra Mansa, Duque de Caxias e São Gonçalo (RJ).  Todos os municípios que registraram casos suspeitos, ainda que “fakes” os responsáveis estão sendo investigados e poderão responder na Justiça. Não está descartado a expedição de novos mandatos na próximas horas.


    A operação que teve início por volta das 4h30 da manhã, já apresenta resultados com a apreensão de dois menores de idade envolvidos em ameaças contra escolas, um em Curitiba e outro em Guaíra. Os adolescentes foram encaminhados para internação.
    Ainda hoje a Polícia Federal realizará ações voluntárias e preventivas em setores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Londrina e Curitiba devido às ameaças de ataques.

   A federal ainda pede a colaboração de todos nas unidades. Nelas as aulas seguem normalmente. Já a Universidade Tuiuti do Paraná informou que nesta quinta as aulas da graduação e pós-graduação, assim como o técnico – administrativo ocorrerão na modalidade remota, em todos os períodos.  A Policia Civil informa que em todos os municípios, conta com o apoio dos agentes locais, o serviço reservado da Policia Militar (P2) e Guarda Municipal, como no caso de Londrina com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná.

 

FONTE/CRÉDITOS: Policia Civil/Agência Brasil
Comentários:
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!