O Brasil venceu o Chile por 2 a 1 de virada, nesta quinta-feira (10), no estádio Nacional de Santiago, em duelo da 9ª rodada das eliminatórias  para a Copa do Mundo, mas ainda não convenceu. Um futebol fraco, medíocre e sem criatividade de uma seleção que consegue tomar um gol de cabeça do baixinho Eduardo Vargas com 1 minuto e quatro segundos de jogo da seleção mais fraca da competição nessas eliminatórias.

    Apesar de maior posse de bola, apenas entre o meio campo e a defesa, o futebol só foi aparecer no segundo tempo com brilho do estreante Igor Jesus e de Luiz Henrique, dupla do Botafogo que espantou a má fase da seleção e se reabilitou na competição.    Com o resultado, o time de Dorival Junior respira aliviado depois de uma sequência ruim e pula para a 4ª colocação, com 13 pontos. Já os chilenos ocupam a vice-lanterna com apenas 5 pontos.  Agora, a Canarinho volta a campo na terça-feira (15), às 21h45 (de Brasília), no Mané Garrincha, para enfrentar o Perú, último adversário da Data Fifa de outubro.

O jogo

O primeiro tempo começou de forma trágica para o Brasil.  O Chile, por sua vez, encurralou a seleção de Dorival Jr. e abriu o placar com um minuto de jogo, em uma cabeçada de Eduardo Vargas que contou com uma falha do goleiro Ederson. Depois disso, os chilenos seguiram pressionando, enquanto a equipe verde e amarela tinha muita dificuldade de sair para jogar.  Até que aos 45, Igor Jesus mandou para o fundo das redes após bela jogada de Savinho e deixou tudo igual. Foi a primeira ez em 26 anos que um jogador do Botafogo marca pela seleção.

Ao contrário da etapa inicial, o Chile voltou para o 2º tempo sem ameaçar à medida que o time de Dorival começou a crescer na partida. Aos 11, os jogadores brasileiros ficaram na bronca pedindo pênalti em Rodrygo, derrubado por Echeverría dentro a área. O árbitro, porém, não viu irregularidade e sequer foi ao VAR. Apesar de ter mais posse de bola, o Brasil não assustava. Até que aos 43, Luiz Henrique balançou as redes para garantir a vitória de virada da seleção.

Classificação das eliminatórias:

  1. Argentina - 19 pontos

  2. Colômbia - 16 pontos

  3. Uruguai - 15 pontos

  4. Brasil - 13 pontos

  5. Equador - 12 pontos

  6. Bolívia - 12 pontos

  7. Venezuela - 11 pontos

  8. Paraguai - 10 pontos

  9. Chile - 5 pontos

  10. Peru - 3 pontos

Próximos jogos da seleção brasileira: