Prefeito de Porto Alegre quer a alteração do horário do jogo para depois das 20h00, para "validar" o toque de recolher
A Prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Rio Grande do Sul solicitam a alteração no horário do jogo entre Grêmio e Palmeiras, neste domingo, na Arena, pelo duelo de ida da final da Copa do Brasil. O objetivo é evitar aglomerações na cidade e em outros municípios gaúchos.
As autoridades também alertaram sobre o mesmo risco o jogo do Inter nesta quinta-feira, contra o Corinthians, no Beira-Rio, pela última rodada do Campeonato Brasileiro em que o Flamengo sagrou-se Campeão Brasileiro de 2020.
A partida entre Grêmio e Palmeiras está previamente marcada para as 16h e o pedido de alteração seria para postergar o início do jogo para as 20h30. Assim, se evitaria aglomerações em espaços públicos, por conta do novo decreto estadual que restringe a circulação de pessoas entre 20h à 5h. A solicitação será encaminhada à FGF e CBF.
A CBF ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto. Em contato com a reportagem do ge, o vice-presidente Francisco Novelletto afirmou que a entidade não cogita a possibilidade de mudança de horário e que, caso ocorra algum veto das autoridades em Porto Alegre, a partida seria realizada em outro local.
A decisão para pedir a mudança ocorreu em uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira. Participaram do encontro o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes; o vice-governador Ranolfo Vieira Jr., o presidente da FGF Luciano Hocsman; o presidente do Grêmio Romildo Bolzan, o presidente do Inter Alessandro Barcellos; além de outros membros dos governos municipal e estadual, do Judiciário, Ministério Público, Brigada Militar e Guarda Municipal.
Arena do Grêmio recebe a primeira final da Copa do Brasil neste domingo — Foto: Arena/Divulgação
O Rio Grande do Sul vive um período de aumento de número de casos de coronavírus e internações em hospitais em todo o estado. No último mapa de distanciamento controlado divulgado pelo governo do Estado, 11 regiões foram classificadas em bandeira preta, o mais alto risco na escala de classificação sobre a pandemia. Porto Alegre está entre elas.
– Assistam ao jogo em casa, façam seus churrascos com a família, comemore, torça, mas não vá para os bares, para a rua, não vamos fazer cenas de aglomeração, que vai fazer com que esse momento difícil que a cidade viva se agrave ainda mais ali na frente. Pedimos, inclusive, que a rede de televisão que vai transmitir o jogo do Grêmio no domingo troque o horário do jogo para o horário que os bares e restaurantes já estarão fechados para evitar aglomerações — disse o vice-prefeito Ricardo Gomes.