Caros leitores e eleitores caros! A Saúde mais uma vez voltou a ser tema de discussão e cobranças na Câmara Municipal. Já na semana passada, membros do legislativo começaram a perceber o óbvio. A administração da saúde está na UTI.
***
Começou com o pedido de informações do vereador Dieguinho da Furgões. E desta feita esta semana, engrossa a fila o vereador Ilseu Zapelini. E vem mais gente por aí...
***
Agora uma coisa precisa ser dita. Nada disso estaria acontecendo se os nobres pares que hoje cobram, tivessem tido a atitude de votar favoravelmente a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, para investigar denúncias se irregularidades na saúde ao final do ano passado.
***
Pelo contrário, votaram pela “blindagem” da secretaria de saúde e do diretor da pasta. A pedido de quem? (...) ninguém abre o bico para dizer, e também não justificam porque engavetaram as denúncias e boicotaram uma possível investigação.
***
Este entrevo entre a saúde e a fiscalização de “faz de conta” do legislativo não vem de hoje. Se arrasta há anos, desde que o prefeito José Maria retomou o Executivo nas urnas. O que ninguém consegue entender é porque insiste em manter os dois no cargo. O que é que está por trás disso?
***
Um prefeito com a bagagem que tem, com experiência de sobra no serviço público, é inadmissível que possa manter na sua administração uma coordenação tão ruim, sem que tomasse uma providência. Para isso estar acontecendo, é notório que tenha um motivo muito particular que ninguém se atreve a questionar.
*
Mas a coisa está ficando insustentável e o prefeito não se explica. E quem comanda a saúde está fazendo uma trapalhada atrás da outra. Será que o prefeito aprova, ou é conivente apenas? O que foi feito com os profissionais da saúde no Jardim San Rafel é coisa de amador, de gente inexperiente que não pode acontecer numa pasta tão importante que lida com vidas, com a saúde das pessoas. Só um fato muito grave justificaria tais mudanças!
***
E cabe uma pergunta! Porque o relatório da saúde sobre o mau atendimento à população foi recusado pelos vereadores da gestão passada? Se tivessem aceitado o relatório da Comissão, muitos problemas já teriam sido sanados. E hoje, quem votou para ser engavetado, contradiz o voto que deu e começam a pedir informações.
***
Daí eu pergunto: Prá que? Para mostrar serviço? Dizer que estão preocupados quando poderiam ter feito isso ano passado? E o pior de tudo é que o ônus recai sobre o prefeito. E voltamos a estaca zero! Não muda a direção da saúde... porque?
*
Um outro assunto que está dando o que falar, é vereador fazendo indicação ou requerimento de propostas já apresentada por outro colega. Não era mais fácil o prefeito colocar em prática o que já foi aprovado lá atrás, sem começar a novela com reprise? Refiro-me as operações de limpar a cidade com serviço "bota-fora", ou como chama o professor Mohamed "Cidade Limpa".
***
Outro no embalo foi o vereador Rafael da Farmácia. Gravar um vídeo uma semana depois que o vereador Hugo Furrier em sessão se manifestou sobre as coberturas de pontos de ônibus abandonados na estação de tratamento do Samae. Sua indicação na semana passada foi para o reaproveitamento nas paradas de coletivos nos bairros sem cobertura.
***
Estava lendo uma rede social hoje, onde a pessoa comentou a indicação do professor Mohamed na questão da proposta “Cidade Limpa”, que por sinal foi projeto do Vereador Victor Carreri (União Brasil) e foi engavetada pelo Executivo. Funcionou apenas quando Coloniezi era prefeito, depois ninguém mais falou no assunto! E agora, será que vai, compadre?
***
Oxalá que o novo vereador tenha êxito na sua proposta. El Kadri também não ficou sem levar chumbo por conta de seu projeto. O cidadão disse que como vereador ele deveria começar dando exemplo e deixar de ocupar as calçadas em frente suas lojas com banca de calçados e prateleiras. Pois é, professor... agora virou telhado!
***
Taí, é o povo que está falando! Vereador tem que prezar pelo Código de Posturas do Município. O cidadão comentou também que o centro da cidade está tomado por ambulantes e citou locais com em frente o Banco do Brasil, em frente ao estacionamento do Supersul, e ao longo da avenida Paraná.
***
Outro assunto que está sendo cobrado, é a questão dos climatizadores de ar em alguns estabelecimentos de ensino. Salas fechadas com temperaturas altíssimas. Já fazem 15 dias que pedimos uma posição da administração municipal e até agora, a secretaria de Educação não se pronunciou. Vão esperar morrer uma criança para depois se mexerem!
***
Vai ver estão aguardando a visita da Promotoria nos locais denunciados por uma coordenadora da educação.
***
Já recebemos fotos e vídeos dos equipamentos sem manutenção e a lista de escolas do município que estão enfrentando este problema. Aliás, a estas alturas acho que o Ministério Público também já deve ter recebido. E não foi falta de aviso! Há dias venho cobrando isso em OFF da administração.
***
Como a secretaria de educação está driblando estas questões até o momento ninguém sabe. É outra pasta cheia de problemas, e parece que ninguém se mexe para resolver. Qual vereador já foi ver o problema de perto?
Segundo a coordenadora, até o momento, NENHUM!
***
Implantação de faixa de pedestres elevada em frente ao Muffato e recape das vias marginais da BR-369 é a campeã de requerimento que não sai do papel.
***
O vereador professor Mohamed esta semana, também protocolou o mesmo pedido já feito por outros no ano passado. Texto muito bem elaborado, como lhe é peculiar. Mas pela primeira vez, o empresário vai sentir na pele o que é estar no poder, e ver que nem tudo que propõe é atendido. Como professor irá perceber ao pé da letra o na prática significa a palavra UTOPIA.
Comentários: