Folha Regional On line

Podcasts Café & Política

USO DE PÓ DE ROCHA COMO REMINERALIZADOR DE SOLO

LIVE EXCLUSIVA HOJE AS 19 HORAS - Acesse o link para acompanhar https://www.youtube.com/watch?v=uVvXC3j_qnE&feature=youtu.be

USO DE PÓ DE ROCHA COMO REMINERALIZADOR DE SOLO
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Não percam hoje, às 19h00, palestra com Dr. Eder de Souza, pesquisador da Embrapa Cerrados, sobre a utilização de Pó de Rocha como mineralizador de solo. Mais novo produto da Pedreira Ica, oferece potencial  para atendimento de pequenos agricultores em substituição aos fertilizantes químicos nas práticas de adubação. O pó de rocha pode tornar uma estratégia viável para elevar a fertilidade, tornando o solo mais produtivo e reduzindo custos de produção. Além de minimizar o risco ambiental, inerente ao uso de fertilizantes solúveis pela própria redução de seu uso, é ainda um produto regionalmente acessível e de menor custo, sendo uma importante forma de aumentar a inclusão socioeconômica dos agricultores familiares.

O pó de rocha atua sobre os solos e as plantas. Trata-se de um mineralizador que ajuda na recomposição dos minerais, melhorando as condições do solo com menor custo, pois a rochagem é rica em micro e macro nutrientes. Esta mistura no solo altera os índices de fertilidade do solo. Os profissionais agrônomos já observam os resultados positivos obtidos com o uso de mineralizadores, principalmente no cultivo da soja.

Quem é Eder de Souza Martins

É pesquisador da Embrapa Cerrados, possui graduação (1987), mestrado (1991) e doutorado (1999) em Geologia pela Universidade de Brasília (1987). Pesquisador A da Embrapa Cerrados desde 1997 e professor e orientador de pós-graduação em Geografia e Ciências Ambientais na UnB. Trabalha nos campos de pesquisa sobre Fisiologia da Paisagem, Agrominerais Regionais e Zoneamento Agrogeológico. Publicou mais de 150 artigos completos em periódicos científicos, organizou três livros e participou em 24 capítulos de livro. Participou na organização de eventos na área de solos e nas três edições do Congresso Brasileiro de Rochagem, em 1999, 2013 e 2016. Coordenou cinco projetos sobre caracterização de agrominerais silicáticos, desde 1999. Orientou 10 dissertações de mestrado e 6 teses de doutorado.

 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!