A Prefeitura Municipal de Ibiporã, no Paraná, oficializou a prorrogação do prazo para a entrega de um novo caminhão limpa fossa para o município. O adiamento foi publicado no Diário Oficial do Município na última segunda-feira, 20 de julho de 2026.
Com a assinatura do primeiro termo aditivo ao Contrato nº 26/2.026, a empresa contratada, Peso Caminhões e Implementos Ltda, ganhou mais 70 dias para concluir a obrigação. A empresa localiza-se em Abadia de Goiás - GO.
A prorrogação foi baseada em argumentos técnicos da empresa cujo veículo é aguardado para reforçar os serviços de saneamento e manutenção da cidade. Diante do novo cronograma, os serviços programados que dependiam do maquinário próprio precisarão aguardar até o final do terceiro trimestre do ano.
O impacto direto na população pela falta do caminhão
A ausência de um caminhão limpa fossa próprio gera consequências graves para a saúde pública, o meio ambiente e as finanças da população de Ibiporã, atingindo principalmente os moradores de áreas sem rede de esgoto coletiva, como a zona rural ou bairros periféricos.
Os principais impactos diretos causados pelo atraso na entrega desse veículo são riscos imediatos à saúde pública com a proliferação de doenças.
O transbordamento de fossas atrai vetores como ratos, baratas e mosquitos. Isso aumenta o risco de transmissão de doenças como dengue, leptospirose e infecções gastrointestinais. Sem a limpeza mecanizada periódica, o esgoto doméstico pode retornar para dentro das residências ou escorrer a céu aberto por calçadas e vias públicas.
Na falta do serviço público gratuito ou subsidiado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Obras e Viação, a população é obrigada a contratar empresas particulares de limpa fossa, o que compromete o orçamento familiar. Famílias em situação de vulnerabilidade social que não podem pagar pelo serviço privado acabam convivendo com o esgoto acumulado por meses.
O esgoto que vaza de fossas cheias infiltra no solo, contaminando o lençol freático, poços artesianos e rios locais além de entupimento de galerias: Sem a manutenção preventiva e a sucção correta dos efluentes, o sistema de drenagem pluvial urbana pode sofrer obstruções em períodos de chuva forte.
Setenta dias de prazo é um absurdo uma vez que na compra via licitação é estipulado a data de entrega ainda que previsto algum atraso. O município pagou pelo caminhão R$ 658.000,00 (seiscentos e cinquenta e oito mil reais) via licitação (Pregão Eletrônico nº 77/2025).

Comentários: