website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024

Geral

Cancelei o plano e o aparelho ficou...

O que fazer com os aparelhos de TV a cabo e internet que ficam instalados mesmo após o cancelamento do plano?

Victor Reis
Por Victor Reis
Cancelei o plano e o aparelho ficou...
Victor Reis/Advocacia
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Já cancelou um plano de internet ou tv a cabo? Ficou com o equipamento em casa e a empresa nunca foi buscar? Posso jogar fora? Tenho que pagar por ele?

A oferta de serviços de TV a cabo e internet são cada vez mais variadas. E com a competitividade as empresas sempre querem oferecer um serviço com mais qualidade. Assim, por muitas vezes vemos um pacote mais vantajoso em outra empresa e resolvemos então cancelar o antigo contrato. E aí começa uma saga.

Após o cancelamento, que por vezes já é uma dificuldade enorme na maioria das vezes, aquele equipamento, cabos e conexões ficam guardados aguardando que um técnico venha recolher. Semanas, meses e até anos se passam e essa visita nunca vem.

Publicidade

Normalmente as empresas fornecem esses equipamentos em regime de comodato, ou seja, um empréstimo sem custo para o cliente, que ao fim do contrato deve ser devolvido à operadora. E essa devolução é que gera muita reclamação entre os consumidores.

O que eu faço com esse equipamento que está ocupando espaço na minha casa?

A empresa tem um prazo de 30 dias para buscar o equipamento após o cancelamento. Caso isso não aconteça, o usuário não fica mais responsabilizado pelo equipamento. Caso queira, essa devolução do equipamento pode ser feita pelo próprio usuário em um local indicad

o pela empresa, mas não é obrigatório.

Lembre-se que ao descartar o equipamento, esse descarte deve ser feito em local apropriado, podendo ser destinado a locais que fazer a reciclagem desses componentes.

Caso queira aprender mais a fundo sobre o assunto, recomendo a leitura da Resolução nº 488/2007 da ANATEL.

FONTE/CRÉDITOS: Victor Reis/Advocacia
Comentários:
Victor Reis

Publicado por:

Victor Reis

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!