website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024
laboratório
laboratório

Local

Vereadores de Ibiporã participam de debate sobre "Ocupação de Solo" na sede do IPPUL

Reunião serviu para discutir ideias e a viabilização de plano viário para atender a crescente demanda entre os municípios

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Vereadores de Ibiporã participam de debate sobre
n.com/PML
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    Vereadores de Ibiporã que integram a Comissão Especial do Plano Diretor na Câmara Municipal foram recebidos na amanhã de ontem na sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) em Londrina pelo presidente Gilmar Domingues Pereira e sua equipe. Na pauta, o assunto debatido foi a Lei de Uso e Ocupação do Solo de Ibiporã, e principalmente a macroestrutura viária, que liga os dois municípios, considerando que hoje há apenas dois únicos acessos no sentido Ibiporã-Londrina e os mesmos já estão saturados.

    A situação poderia ser diferente, se o projeto da Estrada dos Pioneiros, prometida pelo Governo, cujo prefeito José Maria Ferreira levou até comitiva de puxa-sacos em Curitiba para anunciar a obra de R$ 15 milhões tivesse saído do papel.  Hoje um dos acessos fora a BR-369 é pelo arco leste que leva o tráfego nas proximidades do Ceasa, na entrada do Parque Industrial de Ibiporã.  O asfaltamento da Estrada dos Pioneiros, seria uma saída viável de momento até que saia do papel, o novo contorno que deverá ligar a PR 445 passando por fora de Londrina fazendo ligação por Ibiporã até Jataizinho.

    O plano de mobilidade detectou que transitam, em média, 65 mil veículos por dia neste ponto, desde o Ceasa até o viaduto da PR-445 em Cambé, o que é um número considerável. E o outro acesso de Ibiporã é pela estrada das Três Figueiras, que sai na Avenida Saul Elkind”, explicou Pereira. Aliás esta opção ficou ficou muitos anos sem conclusão do asfalto em cerca de 600 metros que compreendia a Ibiporã executar, ainda na gestão anterior do atual prefeito.

Publicidade

Leia Também:

Foto: Dani Fernandes_PML

    O presidente do Ippul, Gilmar Domingues Pereira, discorreu com os vereadores sobre o traçado do Contorno Norte executado pela prefeitura de Londrina cujo Projeto de Lei foi enviado à Câmara Municipal após serem analisadas várias propostas de possíveis traçados recebidos via ofício através do DER -Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. "Lançamos a proposta que entendemos ser a ideal para Londrina", afirmou o presidente que destacou que a reunião foi produtiva para tirar muitas dúvidas.

   Ainda foram discutidos com os técnicos do Ippul, algumas áreas de conflito entre os dois municípios com propostas pontuais de comum acordo. "Ficamos felizes por poder participar destas discussões com os nossos técnicos”, apontou. Marcaram presença na reunião os vereadores de Ibiporã, Gilson Mensato, Rafael Eik Ferreira, Dieguinho da Furgões, presidente da Comissão Especial do Plano Diretor, Victor Divino Carreri, e a presidente da Câmara Municipal Maria Aparecida Galera, além do assessor Diogo Andrade Fenti.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/c/informações de Dayane Albuquerque/n.com
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!