O vereador Victor Divino Carreri, voltou a cobrar do poder público municipal através de indicação a necessidade da Secretaria Municipal de Assistência Social voltar as atenção para a população da Zona Sul de Ibiporã, quanto à instalação de uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Victor Carreri destaca o grande adensamento populacional na região somados a dificuldade de deslocamento da população local até a Unidade do CRAS mais próxima o que provoca a aglomeração de pessoas que procuram por atendimento. Fator este também que impõem sobrecarga de trabalho aos Servidores nas unidades hoje existentes, ocasionando um atendimento deficitário aos Munícipes.
Carreri: "falta uma unidade do CRAS para atender a zona sul de Ibiporã"
Lembrando que o CRAS não é apenas um órgão, mas uma ferramenta importante do município que oferece benefícios diversos, entre eles, concessão da Carteira do Idoso para o transporte interestadual, inclusão nos Programas de Transferência de Renda, como o Bolsa Família, o Renda Mínima e Cidadã, além de apoio, orientação e encaminhamentos para a rede assistencial. O vereador destaca que a implantação de uma unidade naquela região leva a administração mais próximo da população em situação de risco e vulnerabilidade social.
Em alguns municípios, as unidades do CRAS foram além da expectativa com atendimento humanizado com estrutura que oferece aos usuários sala de espera com televisão, salas para atendimento individual e reunião com grupos de famílias, espaço lúdico para crianças, banheiros, sendo um adaptado para deficientes além de fraldário e estacionamento com uma vaga para deficientes e outra para idosos. Exemplo que deveriam ser adotados em todas as unidades do país. O CRAS deve oferecer uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais e psicólogos, entre outros profissionais, para atender as demandas da população.
Carreri ressalta que desta forma a descentralização irá propor um serviço mais humanizado sem fila de espera ou demora demasiada no atendimento desafogando a unidade central e proporcionando mais comodidade aos munícipes daquela região que concentra hoje, cerca de 15 mil habitantes.
Comentários: