website page view counter

Folha Regional Online

Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024
laboratório
laboratório

Local

Vereador Victor Carreri cobra cumprimento de Leis em favor das "minorias" em Ibiporã

"Muito ainda tem que ser realizado para se atingir os objetivos das Leis", destaca o legislador

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Vereador Victor Carreri cobra cumprimento de Leis em favor das
Folha Portal/Arquivo
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

     Não só é pertinente, como oportuna a observação feita pelo vereador Victor Carreri  ao relatar que no aspecto social, a sociedade ibiporanense está desguarnecida no quesito cumprimento de leis em vigor. Assim discorreu Carreri em sua indicação ao prefeito José Maria Ferreira.

"Considerando a Lei Federal nº 12.764/2012; a Lei Estadual nº 18.419/2015 e especialmente, as Leis Municipais nº 2.959/2018 datada de 20/092018 e a nº 3.013/2019 datada de 19/09/2019; Considerando que o objetivo da Lei Municipal nº 2.959/2018 é proporcionar atendimento prioritário às pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando que o objetivo específico da Lei Municipal nº 3013/2019 é a celebração anual nas datas de 21 a 28 de agosto a Semana Municipal da Pessoa Com Deficiência Intelectual e Múltipla, Considerando que, até a presente data, de todas as ações previstas nos Diplomas Legais em tela a única medida adotada pelo poder Executivo Municipal é a emissão do “Cartão de Estacionamento em vaga Prioritária"".

O vereador destaca que em função do acima exposto, é fato que "muito ainda tem que ser realizado para se atingir os objetivos das Leis Municipais em tela", assim sendo, com fulcro no conteúdo do Artigo7º da Lei 2.959/2018, requer urgência na implantação das seguintes providências:

Publicidade

Leia Também:

1. Emissão do “Cartão de Identificação” para portadores de TEA;

2. Instalação em todas as Repartições Públicas das "placas de atendimento prioritário";

3. Gestão com todos os estabelecimentos particulares que tenham atendimento público para que os mesmos também coloquem placas de atendimento prioritário;

4. Na semana comemorativa promover o "desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação";

5. Demais ações previstas em Lei e pertinentes ao fato.

   Carreri faz lembrar que é dever do legislador manter o Poder Executivo alerta, principalmente em relação ao cumprimento das leis em favor da população, especialmente às minorias até porque, já é de entendimento do Supremo Tribunal Federal, que em casos específicos o vereador pode sim, propor ações que criem despesas para o município, caso seja essa uma desculpa para o não atendimento à legislação vigente.

   No final do ano de 2016, o STF julgou em regime de repercussão geral o RE 878.911/RJ, definindo que o parlamentar municipal, vereador, pode apresentar projeto de lei que tenha previsão de despesas para o Poder Executivo, ou seja, para o município como a contratação de tratamento de Equoterapia, por exemplo. Desculpa essa usada pelo prefeito para não colocar em prática uma Lei em vigor de autoria do vereador Gilson Mensato. A contratação de empresa para instalação de vigilância monitorada em creches e escolas públicas é outro exemplo autorizado pelo STF.

    A decisão do Supremo, que teve como relator o Ministro Gilmar Mendes, que fixou entendimento no sentido de reafirmar a jurisprudência da Corte, para dizer que não é inconstitucional lei municipal de iniciativa de vereador quando a matéria tratada não está inserida no rol taxativo previsto no art. 61§ 1ºII da Constituição Federal, cuja reprodução é obrigatória nas Constituições Estaduais e Leis Orgânicas Municipais devido ao princípio da simetria, ainda que tais leis estabeleçam novas despesas para o município.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )