Criar pontos exclusivos como forma de garantir que os alunos com deficiência, atendidos pelas APAEs, tenham o mesmo direito de acesso à educação e à infraestrutura pública que os demais estudantes, com dignidade e respeito às suas necessidades específicas levou o vereador professor Mohamed El Kadri (PL), a apresentar indicação ao prefeito municipal José Maria Ferreira (PSD). A medida leva em conta as dificuldades enfrentadas pelos pais e responsáveis pelos alunos da APAE e visa garantir mais segurança, conforto e praticidade no transporte de crianças e jovens com deficiência, além de beneficiar a comunidade escolar como um todo.
“Atualmente, alguns pais enfrentam grandes dificuldades ao tentar embarcar ou desembarcar seus filhos nos locais de parada habituais dos ônibus escolares. Isso ocorre, principalmente, devido à ocupação indevida das vagas por veículos de outros usuários, o que gera insegurança e atrasa o processo de transporte. As vagas destinadas aos ônibus escolares são muitas vezes ocupadas por veículos particulares, o que impede a parada eficiente e segura dos ônibus, prejudicando a pontualidade e a organização”, observou o vereador.
Desta forma, El Kadri vê benefícios na criação de pontos exclusivos como embarque e desembarque de forma ordenada, organizada e segura, sem risco de obstrução por veículos particulares. “Com isso, o trânsito nas imediações será mais fluido, e as crianças poderão embarcar e desembarcar de forma segura, além da praticidade para aos pais uma vez que a medida pode oferecer mais facilidade aos pais e responsáveis, que não precisarão mais se preocupar com a dificuldade de encontrar vagas para o transporte dos alunos, especialmente em horários críticos”, justificou o vereador.
Garantia de pontualidade
Para o professor Mohamed, a organização do transporte escolar, com pontos de embarque e desembarque determinados, ajudará na pontualidade tanto para os alunos quanto para os motoristas dos ônibus, melhorando a logística e o cumprimento dos horários. Criar pontos exclusivos é uma forma de garantir que os alunos com deficiência, atendidos pelas APAEs, tenham o mesmo direito de acesso à educação e à infraestrutura pública que os demais estudantes, com dignidade e respeito às suas necessidades específicas.
Melhoria na fluidez do trânsito
Outro ponto de vista do vereador com a instalação de pontos de embarque e desembarque exclusivos, evita-se que os ônibus escolares fiquem parados em locais inadequados, contribuindo para a organização do trânsito nas proximidades das APAEs e das escolas, beneficiando toda a comunidade local. O vereador sugere ainda que seja realizado um estudo prévio dos horários mais apropriados para a realização dessas paradas, levando em consideração as necessidades específicas dos alunos das APAEs.
Esse estudo pode ser feito com a consulta direta à própria entidade, para alinhar as necessidades dos estudantes com as possibilidades logísticas e definir os horários ideais para a operação do transporte escolar. Além disso, é importante que a sinalização dos pontos seja feita de forma clara e eficiente, para que tanto motoristas quanto pedestres compreendam e respeitem os locais exclusivos de embarque e desembarque.
Uso racional do espaço
A consulta com a APAE é fundamental para garantir que todas as particularidades dos alunos e da operação do transporte sejam devidamente contempladas. O uso racional do espaço consiste sobre a sinalização temporária. É importante destacar que a criação dessa sinalização nas áreas a serem definidas em conjunto com a APAE de Ibiporã não vai prejudicar o uso das vagas por outros veículos. “A sinalização será temporária e estará presente apenas nos horários determinados para o embarque e desembarque dos alunos, garantindo que durante os períodos em que os ônibus escolares não estiverem em operação, as vagas possam ser usadas por veículos particulares normalmente”, finalizou o vereador.
Comentários: