website page view counter

Folha Regional Online

Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

Local

Vereador Ilseu Zapelini, pede redutor de velocidade, melhoria na iluminação de espaços públicos

Jardim San Rafael e Parque do Vale são os locais indicados para atenção da administração municipal

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Vereador Ilseu Zapelini, pede redutor de velocidade, melhoria na iluminação de espaços públicos
Folha Portal/ Canteiros da avenida dos Estudantes no Jardim San Rafael já foram assim. Hoje está tomado por árvores.
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

     O vereador Ilseu Zapelini apresentou três indnicações na última sessão da Câmara Municipal realizada ontem. Ele pede que sejam implantados redutores de velocidade nos seguintes pontos da Avenida dos Estudantes: Altura do nº 3600, no Jardim San Rafael, devido ao cruzamento com a Rua Porecatu, que é uma via de grande movimentação e próximo ao nº 3761, no Jardim Terra Bonita. A instalação dos redutores de velocidade nos pontos mencionados é de fundamental importância para garantir maior segurança e tranquilidade a condutores e moradores da localidade. Trata-se de áreas com histórico de acidentes envolvendo veículos, pedestres e até colisões em postes.

   O trecho localizado no Jardim San Rafael apresenta uma descida que demanda atenção redobrada, especialmente pelo cruzamento com a Rua Porecatu, enquanto o ponto no Jardim Terra Bonita também apresenta riscos significativos devido à ausência de dispositivos eficazes para redução de velocidade. "Cabe salientar que o atual Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997), em seu artigo 94, proíbe o uso de ondulações transversais como redutores de velocidade, salvo em "casos especiais", conforme regulamentado pelo CONTRAN", diz o vereador. 

Publicidade

Leia Também:

   A situação dos locais mencionados enquadra-se como excepcional, dado o risco comprovado à segurança de motoristas e pedestres. Dessa forma, o vereador solicita que o Executivo avalie a viabilidade técnica para a implantação dos redutores, com os devidos padrões e critérios estabelecidos pelas normas de trânsito, a fim de preservar a integridade de todos que transitam por essas vias.
 
    Ilseu Zapelini também pede que sejam tomadas as providências necessárias para a implantação de iluminação pública na praça localizada no Parque do Vale.  O vereador tem recebido diversas reclamações de moradores do Parque do Vale, relatando a falta de iluminação pública na praça local. "Esta situação compromete a utilização segura e adequada de um espaço que deveria servir como ponto de lazer e convivência para a comunidade. A praça, equipada com uma academia ao ar livre e áreas destinadas ao convívio social, é um ambiente essencial para o bem-estar das famílias da região. No entanto, a ausência de iluminação impede que o espaço seja aproveitado no período noturno, além de gerar insegurança e potencializar o risco de práticas ilícitas na área", justifica.

   A iluminação pública em praças e parques é imprescindível para proporcionar segurança, incentivar atividades ao ar livre e fortalecer os laços comunitários. Um ambiente iluminado promove qualidade de vida e oferece condições para que crianças, pais e avós desfrutem do espaço público de forma tranquila e segura. Dessa forma, solicita-se que o Executivo priorize a implantação de iluminação pública na praça do Parque do Vale, atendendo às reivindicações dos moradores e garantindo que este local cumpra sua função de proporcionar lazer, segurança e qualidade de vida à população. Outro pedido do vereador é pela retirada das árvores que cresceram no canteiro central da Avenida dos Estudantes, no cruzamento com a Rua Porecatu.

   A manutenção periódica do referido canteiro para evitar novos impedimentos visuais. "As árvores que atualmente ocupam o canteiro central da Avenida dos Estudantes, no cruzamento com a Rua Porecatu, comprometem a visibilidade dos condutores e pedestres, aumentando significativamente o risco de acidentes. A localização estratégica deste cruzamento, em uma área de grande fluxo de veículos e pessoas, exige que o campo de visão esteja completamente desobstruído para garantir a segurança no trânsito. Além disso, manter o canteiro central limpo e livre de obstruções visuais contribui não apenas para a segurança, mas também para a estética e a funcionalidade do espaço público", observa Zapelini.

    Dessa forma, solicita que o Executivo tome as providências necessárias para a retirada das árvores, seguindo os critérios técnicos adequados, e implemente um plano de manutenção contínua que evite o crescimento desordenado de vegetação em locais que possam comprometer a segurança.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/CMI/
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )