Folha Regional On line

Notícias LOCAL

Vereador Gilson Mensato pede manutenção no marco de entrada da cidade

“Monumento está em notório estado de abandono, sujo e deteriorado”, diz legislador

Vereador Gilson Mensato pede manutenção no marco de entrada da cidade
Fotos:Ely Damasceno
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

    Os monumentos representam figuras importantes para a cidade além de ser objeto  de cunho turístico que geralmente é uma forma de homenagear alguém e isso é de grande importância para a história da cidade. Inaugurado em 2002, o portal de entrada da cidade no “Contorno Norte de Ibiporã”, no trevo do Ceasa, pede socorro. Construído durante a gestão do ex-prefeito Reinaldo Gomes Ribeirete, em homenagem ao sacerdote católico espanhol San Josémaria Escrivá de Balaguer, (3.º Marquês de Peralta, fundador do Opus Dei, e canonizado naquele ano por São João Paulo II), com aniversário celebrado em 26 de junho, o “marco” é o principal cartão de visitas da cidade, onde dado ao descaso, até a bandeira do município já não se faz presente. A foto do sacerdote espanhol também já falta pedaço.

   
    Em raras oportunidades, a bandeira só é substituída quando encontra-se aos farrapos, surrada pelo vento, sol e chuva. O monumento encontra-se hoje, com a piscina da cascata tomada de lodo e as paredes com as cores sem vida e pichadas por vândalos. O mato até dia desses tomava conta de todo o entorno. Mas o monumento não perde sua graça, fazendo parte da paisagem principalmente nos finais de tarde, ao por do sol quando proporciona um contraste invejável, digno de cartão postal.


    O vereador Gilson Mensato, através de um requerimento está solicitando ao chefe do executivo que realize manutenção (recolocando a bandeira) e revitalize o monumento com pintura nova e limpeza da cascata.
    “Acho que a conservação dos espaços de memória deveria ser tratada melhor e, em alguns casos até  vigiado na medida do possível. A manutenção destes espaços bem cuidado, é o reflexo de uma administração”, observa o vereador. 
   “É notório o estado de abandono em que se encontra, muito sujo, deteriorado, com a pintura ruim e num péssimo estado de conservação e apresentação. Como é do conhecimento de todos, o referido monumento se encontra em área importante e de destaque na entrada de nosso município, na divisa com a cidade de Londrina, em local de grande fluxo de veículos, sendo um cartão postal e de boas vindas à nossa cidade. Desta forma, necessário e significante, que passe por uma reforma, bem como sua revitalização, pois, do contrário denigre a imagem local e de nossa cidade, pois é um local movimentado e de grande exposição, o qual sua revitalização valoriza e aumenta o potencial turístico e cultural de nossa cidade”, descreve o requerimento do vereador.


     Outro monumento que o vereador também pede atenção,  “é que se promova a instalação de iluminação pública , é o totem do Rotary Club de Ibiporã, localizado à margem da BR-369), próximo à rotatória do IBC a e Muffato enaltecendo assim, esta importante instituição e símbolo junto à nossa cidade. Ação fundamental que possibilitará maior acesso à população sobre o que é o Rotary e como ele está inserido na comunidade. Promoverá maior visibilidade e contribuirá com as causas institucionais e sociais, destacando o nome do Rotary e reconhecendo tudo que esta instituição fez e faz por nossa querida Ibiporã”, concluiu.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )