O vereador Gilson Mensato (PL) encaminhou indicação ao prefeito José Maria Ferreira para que a secretaria municipal competente estude a viabilidade de instalação de um banheiro público para os usuários que frequentam a Farmácia Municipal de Ibiporã, situada a Rua Paulo Frontin nº. 596, ao lado da Secretaria de Saúde. Munícipes estão reclamando da falta da disponibilização de banheiros sendo permitido para o uso dos cidadãos que aguardam para serem atendidos na Farmácia Municipal, local que inclusive, conta com muitas pessoas idosas frequentando diariamente, o qual ficam esperando para o recebimento de suas medicações. Notória, a percepção da falta de banheiros para o atendimento das necessidades fisiológicas.
“Com a implantação de um banheiro neste local fica facilitada a vida dos munícipes que transitam pela região central, já que tem um grande fluxo de pessoas e nenhum banheiro público”, explica o vereador. Em tempo vale lembrar que no município de Cascavel, o prefeito está implementando em vários pontos da área central uma nova modalidade de sanitário público.
O banheiro tem uma estrutura de aço inoxidável e concreto arquitetônico, ela é equipada com vaso sanitário autolimpante e sistema automático de desinfecção, enxague e secagem de banheiro, tudo em até 75 segundos. As descargas são de baixo consumo e o piso é feito de concreto antiderrapante, que permite a lavagem automática. Pode funcionar 24 horas, dispensa manutenção e limpeza presencial e é totalmente automatizado.
Uma unidade destas onde o vereador sugere, seria bem vindo uma vez que há espaço suficiente na área do pátio interno da prefeitura, ao lado da Farmácia Comunitária onde poderia ser instalado. Uma outra opção, seria a prefeitura instalar a farmácia onde já haja sanitários para a população. Até porque a prefeitura exige pelo menos dois banheiros nos estabelecimentos comerciais e prestação de serviços, inclusive com adaptação para cadeirantes. Porque para a administração tem que ser diferente? Um bebedouro que funcione também não seria má ideia.
Comentários: