O representante do MDB de Ibiporã, vereador Hugo Furrier abriu os trabalhos presidindo a sessão preparatória para a posse dos novos, e vereadores reeleitos para a 19ª Legislatura referente ao próximo mandato, 2025/2028. O rito obedece o 6º do Regimento Interno da Câmara Municipal de Ibiporã, que concede ao vereador mais votado da legislatura, este privilégio.
Furrier abriu a sessão na cadeira de presidente, e iniciou solicitando ao vereador reeleito Ilseu Zapelini (PSD), a tradição de leitura de um trecho da Bíblia. Na Ordem do Dia, outro vereados eleito, professor Abreu (Republicanos) foi convidado para compor a Mesa na qualidade de Secretário compondo assim de forma provisória o grupo para a direção dos trabalhos. A Sessão Preparatória, definiu após deliberação dos pares, que a Sessão de Posse de instalação ocorrerá dia 1º de janeiro de 2025 e na Sessão para a eleição da Mesa Definitiva, no dia 3 de janeiro de 2025, conforme o §4º do art. 6º do Regimento Interno.
Sem confirmação oficial, a eleição da Mesa já teria sido definida em reunião de bastidores, e sob contestação o que pode vir a mudar alguns nomes na suposta composição já definida. Isto para manter a unidade do grupo, evitando desde já, uma suposta divisão e possível oposição.
O nome do vereador Rafael Eik Ferreira, seria o indicado para a presidência no primeiro biênio. Lembrando que o MDB foi o primeiro partido a "dar a mão" e apoio a reeleição de José Maria que assumiu compromissos de "caminharem juntos" com a presidente Dra. Carolina Sacca Colognesi com a anuência da Executiva Estadual. Geralmente o vereador mais votado é quem inicia o mandato na presidência, no caso o vereador do MDB.
A sessão prosseguiu com a solicitação aos vereadores eleitos e diplomados presentes, a entrega dos respectivos diplomas e das declarações de bens para o arquivo da Câmara. Após a entrega da documentação, o presidente e os demais vereadores eleitos passaram a deliberar sobre as providências a respeito da Sessão Solene de Instalação da Legislatura no dia 1º de Janeiro de 2025.
- Horário da Sessão de Instalação (art. 7º do R.I.) foi definido, por unanimidade, para as 9 horas do dia 1º;
- Através de sorteio, foi escolhido o vereador eleito Diego Barbosa da Fonseca como orador, representante da Câmara Municipal, que fará uso da palavra na Sessão de Instalação;
- Na Sessão de Instalação, o Secretário designado Professor Abreu fará a chamada de cada Vereador para prestar compromisso, nos termos do Art. 8º do R.I.; o mesmo compromisso será prestado pelo Prefeito e Vice-Prefeito eleitos, que será empossados pela Câmara;
- Após empossados, o Prefeito e do Vice-Prefeito, poderão fazer uso da palavra por 15 e 5 minutos, respectivamente;
- E, através de sorteio, foi escolhido o vereador eleito Diego Barbosa da Fonseca como orador, representante da Câmara Municipal, que fará uso da palavra na Sessão de Instalação.
-
Na sequência, o presidente da Sessão Preparatória informou e convocou a todos para Sessão Especial para Eleição da Mesa a ser realizada no dia 3 de janeiro de 2025, às 14h00, em atenção ao art. 35 do Regimento Interno, com os seguintes trâmites:
- Apresentação das chapas, o requerimento de candidatura com a composição das chapas deve ser protocolado junto a Câmara até o inicio da sessão do dia 3;
- A votação será nominal, por ordem alfabética, dos Vereadores para a votação em cédula e seu depósito na urna;
- Proclamação do resultado pelo Presidente interino com a automática posse dos eleitos.
- Eleição das Comissões Permanentes:
O presidente eleito no dia 3 de janeiro de 2025 convocará Sessão Especial para a eleição das Comissões Permanentes, podendo a composição das chapas ser protocolada até o início da referida sessão (art. 60 do R.I.).
Os vereadores eleitos para a 19ª Legislatura foram: – Hugo Furrier (MDB), Rafael Eik Ferreira (PSD), Diego Barbosa da Fonseca (PSD), Pedro Luiz Chimentão (Republicanos), Rafael da Farmácia (PSD), Professor Mohamed (PL), Augusto Semprebon (Solidariedade), Ilseu Zapelini (PSD) e Professor Abreu (Republicanos).
Comentários: