Não é de hoje que a Folha Portal vem cobrando a administração municipal sobre as condições em que se encontram o serviço de saúde no município. Como abordamos em matéria publicada no dia de ontem, já passou da hora do prefeito José Maria Ferreira (PSD) rever algumas situações na Secretaria de Saúde.
Na sessão de ontem na Câmara Municipal, o vereador Diego Barbosa da Fonseca (PSD), o Dieguinho da Furgões protocolou um pedido de informações ao chefe do Executivo onde destacou a ineficiência do serviço de saúde prestado pelo município.
Dieguinho destaca que a grande demanda por atendimentos na área da saúde no Município de Ibiporã tem resultado em inúmeras reclamações quanto à falta de servidores e aos atrasos nos atendimentos, o que tem comprometido a qualidade do serviço prestado e evidenciando a ineficiência do sistema de saúde pública.
O vereador também aponta preocupação com as condições dos servidores da área, ressaltando que a saúde física e mental dos colaboradores impacta diretamente no número de faltas e na eficiência do serviço, conforme apontado no relatório recentemente divulgado pela Internacional de Serviços Públicos (ISP), o qual destaca o aumento do estresse ocupacional entre os profissionais da saúde, principalmente devido a mudanças de ambiente de trabalho, problemas de comunicação e baixo nível de apoio institucional.
Diante disso, o vereador esta requerendo as seguintes informações:
01 - Qual é o número de faltas na área da saúde nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2025?
02 - Qual é o número de faltas na área da saúde nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2024?
03 - Favor especificar o número de faltas nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2025, discriminando cada unidade de saúde (UBS, UPA, CREMI, CAPS Infantil, CAPS Adulto e CEO) do Município de Ibiporã;
04 - Informar quais foram as maiores ocorrências de atestados apresentados no período de janeiro, fevereiro e março de 2025.
Comentários: